Dica

Published on fevereiro 24th, 2017 | by sardinha

0

5 dicas para proteger seus dados

Postagem do convidado Roger Alexandre, do site Zigg.

 

Proteger seus dados é um fator primordial nos dias de hoje, pois boa parte do que você faz no dia a dia estão registrados nos seus dispositivos. Se você possui negócios online, o fator segurança se torna ainda mais importante, afinal quando estamos falando de algo com fins lucrativos. Os olhos de pessoas má intencionadas se viram para você, e eles estão atrás dos seus dados e formas de usá-los para ter ganho próprio às custas de seu trabalho. Lembrando que programas e sistemas operacionais sempre podem ser reinstalado, o importante é manter seus dados seguros.

Outro fator sensível quando falamos de segurança de dados, são os dados pessoais, pois muitas pessoas acham que vão conseguir manter seus dados fora da internet, o que é algo praticamente impossível de se fazer nos dias de hoje. Então confira nossas dicas para manter os seus dados tanto pessoais quando empresariais seguros.

 

1 – Backup

Essa é uma dica primordial para você que trabalha com informação e possui negócios, porque muitas vezes o objetivo dos hackers não vai ser roubar seus dados, mas sim destruí-los. Ou até mesmo proteger seus dados de possíveis danos físicos a servidores e HDs que estão armazenando suas informações, afinal perder semanas de trabalha nunca é uma coisa boa.

O próprio windows disponibiliza uma ferramenta chamada ntbackup, que permite você fazer backups dos seus dados, e além disso você pode agendar backups de forma eficiente. E para mobile existem diversos aplicativos com a mesma função e você pode fazer backups na nuvem.

Backup

2 – Adicionar senhas para acessar e compartilhar arquivos

Aqui estamos falando de uma solução bem extrema, mas muito eficiente para manter seus dados seguros. Você só precisa passar essas senhas para as pessoas que realmente precisam ter acesso a esses arquivos, ou para as pessoas que realmente precisam compartilhar arquivos dentro de sua rede.

Adicionar senhas para acessar e compartilhar arquivos

3 – Criptografar alguns dados

Para você que possui dados muito sensíveis que precisam ser muito protegidos a criptografia de arquivos é uma ótima opção. Os próprios sistemas operacionais possuem essa aplicação, e o arquivo só vai se descriptografado para você que possui a chave da criptografia, ou seja a lógica para resolver aquela criptografia. Existem programas que critrografam arquivos para você enviar por email e descriptografam ele quando chega ao seu destinatário, tornando o ato de usar email muito mais seguro.

Criptografar alguns dados

4 – Proteger dados em trânsito

Os dados que estão em constante movimento dentro de sua rede são alvos constante de hackers, afinal eles ficam mais vulneráveis quando estão em transito. Então para manter esses dados seguros utilize o protocolo de segurança (IPsec). Mas claro que para poder utilizar essa forma de segurança, tanto você que está enviando quanto quem está recebendo precisam suportar essa aplicação.

Esse protocolo vai criptografar os seus dados quando entrarem em transito e descriptografar os mesmos quando saírem da rede, ótimo para você que transmite muitos dados importantes por email.

Proteger dados em transito

5 – Segurança na sua rede wireless

Essa é uma dica importantíssima principalmente quando estamos falando de sistemas mobile. Afinal com o dia a dia corrido que todos temos, você provavelmente vai acessar redes wifi diferentes durante o dia e, dependendo das redes que você acessa, seus dados ficam muito expostos. Então, evite redes Públicas que não estão protegidas por senha, principalmente.

Segurança na sua rede wireless

Tags: , , , , ,


About the Author

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑