Blog Action Day 2014: desigualdade digital

Se pararmos para pensar que 54% dos domicílios brasileiros não têm computador, é natural dizer que existe uma desigualdade digital nesse país, certo? Essa foi uma pesquisa feita pelo SIPS (Sistema de Indicadores de Percepção Social), do IPEA, em 3.810 domicílios do país.

inclusaodigital

E isso é de deixar qualquer um indignado quando, por exemplo, os Correios entram em greve e o governo determina que as contas não serão perdoadas de multa, pois a pessoa pode pegar uma 2ª via pela Internet. Então, diga-me, se mais da metade da população não tem computador, possivelmente nem acesso tem… logo, não sabe usá-lo… como exigir que essas pessoas “se virem”?

Sim… crescemos muito e já estamos em 5º lugar entre os países com o maior número de conexões à Internet, mas a inclusão digital ainda não é realidade. Progredimos, mas ainda temos valores muito altos para que todos possam ter o que há de mais moderno em tecnologia.

E estou somente falando de computadores. Levantando a questão das Internets móveis, a coisa fica ainda pior! Temos uma tecnologia 3G que mal funciona e um 4G que você com a mesma frequência que uma nota de cem reais, ou seja, quase nunca (rs). Essas redes são tão instáveis e sempre dependem de “estar no lugar certo” para pegar bem. É um custo benefício altíssimo que poucos podem usufruir. E os que usufruem, sabem que pagam muito por um serviço porcaria.

Apesar de haver um crescimento no acesso a computadores e à Internet, fatores como localização geográfica, renda e idade, ainda são barreiras que impedem a inclusão digital. Segundo pesquisa doCETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) feita em 26/06/2014, 98% dos domicílios da classe A possuem Internet, 80% na classe B, 39% na classe C e 8% juntando classes D e E. Já nas áreas urbanas é um total de 48% da população contra 15% da área rural.

b2169-imagem1

Então, num dia como o de hoje, quando a desigualdade é debatida como tema pelo Blog Action Day, penso justamente em toda essa tendência de crescimento e me questiono se ela não acabará criando um abismo ainda maior entre quem tem e quem não tem acesso.

 

Quem Escreve

1 thought on “Blog Action Day 2014: desigualdade digital

  1. Aqui em Salvador essa desigualdade diminuiu um pouco. Vejo que há uma série de empresas vocacionadas pra tentar melhorar essa realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *