Campus Party Brasil 2019: Facens dá workshops gratuitos no MakerSpace | Como montar um foguete e construir robôs em forma de insetos eletrônicos

Time de Engenharia da Facens terá atividades para crianças, como montar um foguete e construir robôs em forma de insetos eletrônicos, e para jovens e adultos, que poderão aprender a soldar componentes eletrônicos e montar uma mini versão da sonda de exploração Rover Opportunity

Mais uma vez, a Facens, de Sorocaba-SP, marca presença na Campus Party Brasil, que acontece de 12 a 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, oferecendo quatro workshops no MakerSpace do Open Campus e participando de dois painéis na Arena.

“A Campus Party é um ambiente propício para a inovação e troca de conhecimento, que são nossas diretrizes no dia a dia”, diz o coordenador do Fab Lab Facens, Siron Pereira, justificando a participação no evento

O MakerSpace da Campus Party Brasil 2019, por exemplo, fica no Open Campus, área gratuita do evento e tem como objetivo difundir a cultura do “faça você mesmo”, estimulando a criatividade, aprendizado e inovação, exatamente como acontece no Fab Lab Facens. Será nesse espaço que o time da Facens, nota máxima no MEC promoverá quatro workshops nos dias 14 e 15 de fevereiro.

No dia 14, às 17h, o workshop “Solde/monte seu próprio pisca-pisca”, voltado para jovens e adultos, será uma introdução à solda de componentes eletrônicos numa placa de circuito impresso para construir um circuito simples de pisca-pisca com LEDS. No mesmo dia, às 18h, a atividade “Montando seu foguete” introduz as crianças no ambiente maker e no uso de ferramentas comuns nos laboratórios de fabricação digital, como uma máquina de corte a laser. Elas irão colocar cada peça em seu lugar, seguindo uma determinada ordem de montagem, e montar seu próprio foguetinho.

Corrida de baratas eletrônicas”, no dia 15, às 17h, é outro workshop para os pequenos, que aprenderão um pouco sobre eletrônica em um projeto interativo e divertido. Cada participante irá utilizar um mini motor de vibração e construir uma “baratinha elétrica” com escovas de dentes cortadas. Ao final, eles poderão participar de uma corrida das baratinhas elétricas.

No quarto workshop, Rover Opportunity, às 18h do dia 15/2, os participantes montarão uma mini versão da sonda de exploração que aterrissou em Marte em 2004 e continua em funcionamento até hoje, coletando e enviando informações científicas para a Terra. A atividade será uma forma de entender os princípios de captação de energia solar, tecnologia responsável por manter o Rover Opportunity ativo por tanto tempo, e também de aprender sobre eletrônica básica e corte a laser.

As inscrições para participar das atividades no MakerSpace são gratuitas e podem ser feitas no local, 15 minutos antes.

Na Arena, área paga da Campus Party Brasil 2019 que terá um programa de palestras, workshops, hackathons, bancadas com internet de alta velocidade e 3 academias (Gamers, Developers e Creators), a Facens estará presente em dois painéis, no Palco Makers.

No dia 15, às 11h, o colaborador do Fab Lab Facens e co-coordenador da Rede Fab Lab Brasil, Ântoni Romitti, estará no painel“Abertura do FABBR1. O que é um Fab Lab, afinal?”, falando sobre o conceito de Fab Lab, da rede mundial, da Rede Fab Lab Brasil e sobre o primeiro encontro de Fab Labs que estará ocorrendo na Campus Party Brasil 2019.

No mesmo dia, às 16h, Regiane Relva Romano, coordenadora geral do Smart Campus Facens, participará do painel “Fab City Brasil – Construindo cidades sustentáveis através de produção local, plataformas colaborativas e movimento maker”, e falará sobre Living Lab de Cidades Inteligentes e o Fab City em Sorocaba.

Para mais informações sobre a Campus Party Brasil 2019, visite o site http://brasil.campus-party.org/.

Para saber mais sobre o FabLab Facens, visite www.unifacens.edu.br/fablab.

Serviço: Campus Party Brasil 2019

Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo-SP).

Quando: Open Campus – de 13 a 16 de fevereiro, Arena – de 12 a 17 de fevereiro

 

Sobre a UniFacens: Entidade filantrópica criada em 1977 como Facens, obteve nota máxima (5) do MEC, em 2018, mesmo ano em que foi credenciada como Centro Universitário e passou a se chamar UniFacens. Referência no ensino superior de Engenharia, focada na formação do profissional cidadão e com alto índice de empregabilidade aos seus formandos (média superior a 90% nos últimos 12 anos), oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de 30 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. Todos são ministrados por um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, em uma área de 100 mil m² em Sorocaba/SP. 

Referência também em inovação, a UniFacens tem salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados, entre eles o Laboratório de Manufatura Avançada 4.0, que compõem o Smart Campus Facens, um laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, com vários prêmios nacionais e internacionais: ABMES e GS-1 (Brasil), Smart Cities UK 2017 (Inglaterra) e IDTechEx 2018 Europa (Alemanha), entre outros. Na área de inovação, a UniFacens ainda conta com vários núcleos que contribuem para a formação dos alunos, desenvolvimento de professores e parcerias com empresas e comunidade: o FACE (Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), e parcerias com a NASA, Qualcomm e com o M.I.T, mantendo o primeiro Fab Lab do interior do Brasil pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital do Instituto de Tecnologia deMassachusetts. Em 2018, ainda como Facens, foi reconhecida como Universidade do Ano em empreendedorismo pela rede Babson Collaborative, da Babson College/EUA).

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *