Datas Comemorativas

Published on maio 25th, 2017 | by sardinha

0

Dia do Orgulho Nerd

Comemorada em 25 de maio, O Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek, é uma movimentação da comunidade nerd / geek para mostrar suas preferências e defender o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek. É um dia criado para promover a cultura nerd/geek.

Antigamente excluídos, agora considerados Pop, os nerds são a sensação do momento. São séries de TV mostrando o dia-a-dia dos nerds, filmes de super-heróis e até mesmo lojas de departamento lançando coleções inteiras de roupas e acessórios de cama, mesa e banho. Ser nerd hoje em dia é, realmente, motivo de orgulho… mas nem sempre foi assim.

O dia propriamente dito foi criado na Espanha recentemente, em 2006, por um grupo de nerds que decidiu mostrar que não tem problema em ser esquisito e diferente. Então, o “Dia del Orgullo Friki”, e se espalhou pelo mundo através da internet.

 

Mas de onde saiu a ideia de comemorar dia 25 de maio?

São muitas referências com a mesma data. A primeira delas era por ter sido a data da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977. Apesar da referência, o Dia do Orgulho Nerd foi instituído oficialmente por causa do Dia da Toalha, também 25 de maio, comemorado em homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, também sucesso entre o público nerd. Na obra, Adams trata com humor da importância da toalha para o viajante interestelar, e aconselha que nunca se saia de casa sem uma. Além disso, o dia 25 de maio também é importante para os fãs da série Discworld, do escritor Terry Pratchett.

Juntando todas essas referências e comemorações já pré-existentes, nasceu essa comemoração que conhecemos hoje. O Dia da Toalha foi comemorado pela primeira vez em 2001. Haviam eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek na época de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, mas somente em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção da mídia e tendo muita publicidade. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks. Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, mais especificamente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. Foi nessa mesma época que a comemoração chegou ao Brasil.

Como tradição, no Dia do Orgulho Nerd as pessoas (nerd/geek, claro) saem nas ruas portando toalhas, tirando fotos com elas e participando de encontros onde são discutidos seus assuntos favoritos. E você, já fez sua foto nerd hoje? Não?! Divulgue no facebook ou no instagram e marque o Minha Vida Geek. E não deixe de nos seguir nas redes sociais!

 

 

Fontes de inspiração: Wikipedia, Blog Locaweb

 

Tags: , , , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑