Curiosidade no image

Published on agosto 15th, 2012 | by sardinha

0

Feliz dia da informática!

O dia da Informática é comemorado hoje, pois foi no dia 15 de agosto de 1946 que surgiu o primeiro computador – O Eniac (que em inglês é a sigla de “Electrical Numerical Integrator and Calculator” – Calculadora e Integrador Elétrico Numérico).

Ele pesava 30 toneladas, possuía 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída.

Parando para pensar, é incrível perceber a evolução da informática desde então, e os benefícios que ela trouxe para nós, tornando-se uma ferramenta imprescindível em nosso dia-a-dia.

A informática está presente em minha vida desde criança. Tive meu 1° computador aos 8 anos de idade (em 1986). Era um Apple II, o segundo computador criado pelo Steve Jobs. Pouco tempo depois tive um MSX, que podia ser conectado à TV e mostrar cores! Depois vieram os PCs 386, 486, Pentium, K6 (o equivalente a pentium II da AMD), Athlon e Athlon 2 X2 (equivalete ao Dual Core da Intel).

 

Meu Apple II com monitor de fosforo verde, 2 drives de disquete de 5 1/4" externos e do lado esquerdo interruptor para ligar o micro com ventilador para tirar o ar quente de dentro.

Meu MSX com com drive de disquete externo de 5 1/4", cartucho de jogos e TV colorida como monitor.

Meu PC 386 com monitor de fósforo branco (que era um luxo para a época)

Tive muita sorte de crescer com a informática, mas isso não era muito comum naquela época como é hoje. Os computadores eram bastante caros e, muitas vezes, importados (pois demoraram muito a começarem a produzir no Brasil).

Hoje as crianças já nascem conectadas não somente com computadores, mas também com celulares, tablets, TV ultra-modernas e vários outros avanços tecnológicos.

Seja como for, a informática veio para ficar.Se você tiver interesse em saber mais sobre a evolução dos computadores, recomendo esses 2 links abaixo:

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag3.htm

http://www.tecmundo.com.br/infografico/9421-a-evolucao-dos-computadores.htm

Compartilhe conosco que computadores fizeram parte de sua vida! Pode ter sido em casa ou no trabalho. A forma de contato não tem importância, pois dia 15 de agosto de 1946 começou uma nova história que a maioria de nós participou, direta ou indiretamente. 🙂

Tags: , , , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑