Datas Comemorativas no image

Published on outubro 29th, 2010 | by sardinha

0

Feliz Halloween

O Halloween era um festival do calendário celta, chamado Samhain. Ele era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (significado literal de Samhain).Esse festival comemora a passagem do ano dos celtas.

O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares e era quando a fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia. Em português,alguns traduzem o nome do festival para “Noite dos Antepassados”.

Ainda hoje é comemorado e sobreviveu à cristianização através da festa de halloween, ou dia das bruxas, onde as crianças pedindo doces representam os sidhs (fadas e elfos) que passavam do outro mundo para este nesta noite.

Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), tendo assim surgido o nome da festa: Hallow Evening → Hallowe’en → Halloween (as pessoas adoram encurtar as frases e palavras,né? rs).

Os Celtas não acreditavam em demônios, mas determinadas entidades mágicas eram consideradas hostis. Por isso, usavam figuras humanóides para assustar. A mais famosa era Jack o’Lantern (a abóbora iluminada de Halloween).

Então, entrando no clima da festa, mas não deixando o lado geek tecnológico de lado (rs), que tal criar uma abóbora de Halloween?

Materiais:
1 abobora (mais ou menos do tamanho de uma bola de futebol)
1 faca bem afiada
1 colher
1 vela (ou mais)
1 canetinha
Jornal para cobrir a área de trabalho


Passo-a-passo:

Lave bem a abóbora.
Trace um círculo ao redor do talo.
Corte com a faca em ângulo para que o corte não fique reto. Esta será a tampa (não jogue fora).



Agora, por essa mesma abertura, comece a tirar pouco a pouco todo o recheio, raspando as paredes da abóbora, até que ela fique lisa.



Você pode aproveitar o recheio e fazer doces, ou torrar as sementes e comê-las com sal – não jogue fora, evite o desperdício 🙂

Deixe uns 2 cm de largura na parte ta frente da abobora, não mais que isso, para que não seja difícil fazer o desenho. E não menos, para que não seque e estrague o trabalho.
Agora desenhe o seu motivo nela
corte cuidadosamente o seu desenho, também com a faca em ângulo, tirando fora as partes.
Agora coloque pequenas velas no interior da abobora e acenda-as, você verá que legal que ficou seu trabalho.



Feliz dia das Bruxas. Divirtam-se! 🙂

Abraços,
Claudia Sardinha


Fonte: Wikepedia e blog O Artesanato.[bb]

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Publicitária e TI. Fundadora do Minha Vida Geek. Já forneceu conteúdo para portais como Tech Tudo e Papo Aleatório. Atuante no evento boardgamer SeJoga. Não consegue passar um dia sem assistir um seriado. Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi). Adora ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pelos trânsitos do Rio de Janeiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)