Cinema

Published on setembro 3rd, 2019 | by sardinha

0

‘It: Capítulo II’ – Quando os adultos enfrentam seus medos de infância (sem spoiler)

Na pacata cidade de Derry, o maligno palhaço Pennywise retorna 27 anos depois para atormentar os membros, já adultos, do Clube dos Perdedores (Losers’ Club), que há muito tempo haviam se separado. Quando Mike Hanlon (Isaiah Mustafa de ShadowHunters) – o único a permanecer em Derry – reconhece os sinais do retorno da Coisa (It), ele chama os outros e pede que voltem e cumpram o juramento que fizeram em 1989. Embora todos tenham esquecido os acontecimentos de Derry e a própria Coisa (It), a maioria retorna à cidade, isso inclui Bill Denbrough (James McAvoy de X-Men e Fragmentado), Beverly Marsh (Jessica Chastain de Interestelar e A Grande Jogada), Ben Hanscom (Jay Ryan de A Bela e a Fera), Richie Tozier (Bill Hader de Barry) e Eddie Kaspbrak (James Ransome de Bosch). Quando retornam à cidade, suas memórias começam a voltar, mas nada no filme explica isso mais profundamente, então não aguarde por uma resposta, rs.

As versões adultas das crianças dos primeiros filmes ficaram muito bem em seus papéis. Não só fisicamente, como já havíamos visto em fotos de divulgação por aí. Era fácil reconhecer a todos, mesmo sem as cenas intercalando presente e passado. Até as carreiras que seguiram os personagens ficaram bem próximas da personalidade dos personagens quando criança. Ficou tudo bastante redondo e a sintonia entre atores mirins e adultos foi perfeita.

E como o filme é um vai e vem de flashbacks, eu não poderia deixar de ressaltar as transições feitas entre uma cena e outra. Ficaram incríveis! Nenhum corte. As cenas começavam com as crianças e emendavam com os adultos e vice-versa, de uma forma fluida e, até mesmo, poética. Vale destacar uma cena em que a câmera joga para um céu estrelado e vai subindo, dando zoom até mostrar que, o que vemos, não são estrelas, mas sim uma mesa de vidro com uns pontos luz passando justamente nos trechos onde o quebra-cabeças ainda está faltando uma peça ou outra. Achei essa transição especialmente interessante. Também, no meio do filme, os fãs do terror ainda terão uma agradável surpresa, bem ao estilo Marvel. Só não posso falar muito para não estragar…rs.

Nessa segunda parte, de 2 horas e 50 minutos, descobrimos também o que cada um deles fez naquele verão, no momento em que se separaram antes da última reunião para o confronto final. E por falar no tempo do filme, apesar de serem quase 3 horas de duração, você nem sente o tempo passar, de tão bem que o filme flui. Essa segunda parte é mais aterrorizante e tem muito mais ação do começo ao fim. Sim, você encontrará algumas poucas cenas de susto clichês, mas num geral o filme surpreende bastante. Você passa momentos de tensão e medo, mas também de risos. Aliás, It Capítulo 2 passa o filme inteiro brincando com a fama de Stephen King de escrever histórias com finais ruins. No filme, o personagem adulto de James McAvoy, Bill Denbrough, é um autor e roteirista famoso por não ser capaz de escrever um final decente.

O filme está cheio de referências aos anos 80 como cartaz de Garotos Perdidos, o fliperama do Street Fighter, música dos New Kids on the Block e até uma sessão de cinema de A Hora do Pesadelo. É bem bacana assistir ao filme procurando o que mais será citado da época… hehe. Comente aqui as referências que você achou! Além do terror clássico, o filme também aborda outros temas como relacionamento abusivo e bulling através dos traumas de alguns personagens.

It Capítulo 2 estréia dia 6 de setembro e leva nota 9 do Minha Vida Geek.


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)