Eventos

Published on maio 12th, 2018 | by sardinha

0

LER – Salão Carioca do Livro reabre e agita a Biblioteca Parque Estadual

O Salão Carioca do Livro está de casa nova! Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o maior evento aberto do livro vai devolver aos cariocas um equipamento de cultura muito estimado, fechado desde 2016: a Biblioteca Parque Estadual. A LER acontece de 17 a 20 de maio e é um evento 100% interativo e gratuito, que traz oficinas, conversas, saraus, contações de histórias, exposições e bate-papos com renomados autores. A programação conta ainda com espaços temáticos, que promovem encontros entre público e convidados. Entre eles estão: o Espaço Cesgranrio, Espaço #Jovem, Palco da Palavra, Jardim Literário para crianças, Café do Livro, Salão Digital e o Salão do Livro, com editoras e livrarias.
“Ter a segunda edição da LER – Salão Carioca do Livro na reabertura da Biblioteca Parque é um privilégio. O evento é totalmente gratuito, estimula a leitura e o conhecimento e democratiza a relação entre leitores e autores. A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado estão orgulhosos de poder devolver a Biblioteca para a população, abrindo as portas com esse evento tão grandioso”, conta Leandro Sampaio Monteiro, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o curador Julio Silveira, a LER – Salão Carioca do Livro é um festival do leitor! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas também possam apreciar e
aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos. Também me orientei pelo lema “O festival do leitor”, dando protagonismo a quem lê, e marcando o evento uma grande celebração”, afirma.
Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2018
Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, onde acontecerão bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre criação, história, política e identidade. Entre os nomes confirma dos estão: Conceição Evaristo, Eduardo Spohr, Fernanda Young, Thalita Rebouças, Jorge Caldeira, Geovani Martins, André Vianco, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Miriam Leitão, Cristóvão Tezza, Arthur Dapieve e Luiz Antônio Simas.
No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra com a presença de pensadores e criadores. Apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Nei Lopes, Heloísa Buarque de Holanda e Marcelo Janot.
O Espaço Cesgranrio contou com a curadoria do próprio Centro Cultural Cesgranrio e trará para o público diferentes tipos de intervenções. A apresentadora Glória Maria, por exemplo, conduzirá o debate sobre o protagonismo negro nas artes. A relação entre literatura e internet, literatura e sexualidade e também entre história e literatura são alguns outros temas que serão debatidos ao longo do evento. Importantes autores da TV, como Duca Rachid, Cláudia Souto e Daniel Berlinsky falarão sobre seus processos criativos. Artistas de renome também confirmaram presença: Andrea Beltrão, Armando Babaioff e Amir Haddad farão uma leitura comentada de obras de Shakespeare. Já Cissa Guimarães, Johnny Massaro, Jônatas Faro e Cláudia Ohana se reunirão para declamar e comentar suas poesias preferidas. Outros artistas e personalidades comentarão sobre seus livros preferidos, como é o caso de Gregório Duvivier, Luana Piovani e o cineasta Fernando Grostein. Paulo Betti fará palestra sobre a adaptação literária para o cinema e Elisa Lucinda falará sobre Literatura e empoderamento. O Espaço Cesgranrio contará ainda com apresentações cênicas, como o espetáculo “Quem é você?”, que trata do bullying, um belo espetáculo musical de repertório
indígena apresentado pelo Coral Cênico Cesgranrio e peças teatrais de clássicos literários como “O Alienista”, “Tristão e Isolda”, “O Homem que sabia Javanês”. Ruy Castro, Márcia Tiburi, Ailton Krenak, Martinho da Vila e Conceição Evaristo são alguns dentre outros importantes nomes que farão palestras nesse espaço.
Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Infantil apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com cerca de 30 autores que representam a diversidade dos gêneros e a criatividade da literatura infantil brasileira” declara Verônica Lessa. Entre as atividades estão: oficina de ilustração, Slam de ilustração, Sarau e curtas de animação de livros infantis. O clube de
leitura Quindim terá uma livraria temática no local.
Já o Espaço #JOVEM terá a presença de Elika Takimoto, Eduardo Marinho, André Dahmer, Octavio Aragão e mais 47 artistas independentes do mundo dos HQ’s. Além de cosplayers, oficinas de caricaturas, storyboards, roteiro, desenho e animação.
A LER realizará ainda: um sarau na área externa com a presença de artistas da periferia; o Salão do Livro com livrarias cariocas e editoras independentes; o Salão Digital assinado pela Amazon com uma agenda de palestras sobre o mundo digital na literatura; exposição da artista plástica Susi Cantarino; rodas de leituras com a Academia Carioca de Letras; troca-troca de livros e muito mais!
Vale lembrar também que o site Estante Virtual irá arrecadar livros durante a LER. Os livros doados serão destinados a bibliotecas públicas do Estado.
Todas as atividades são gratuitas e terão inscrições prévias através do site, mas também haverá senha para os visitantes que chegarem na hora, por ordem de chegada, até todos o limite das salas. Está confirmada também a participação de escolas e a campanha “Doe um Livro”, que vai arrecadar doações para as instituições de ensino do Estado.
“A LER – Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e de forma interativa. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante seus quatro dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.
A primeira edição da LER, realizada no mês de novembro de 2016, no Píer Mauá recebeu 84 mil pessoas, tornando-se o maior evento aberto do livro na cidade. Ao longo dos quatro dias de intensa programação, o público teve acesso gratuito a encontros e bate-papos com 115 escritores convidados, livrarias cariocas e editoras independentes e artesanais, sebos, 34 performances poéticas, 8 peças teatrais, 43 oficinas e 32 atrações paralelas. Em 2018, com o evento acontecendo na Biblioteca Parque Estadual, espaço querido pelos cariocas, o público estimado é de 95 mil participantes ao longo dos 4 dias de atividades.
A LER, Salão Carioca do Livro conta com o patrocínio da Fundação Cesgranrio e Instituto CCR, apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, M
inistério da Cultura, Amazon, TV Globo, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, SNEL, Academia Carioca de Letras, Câmara Brasileira de Livros, Revista Piauí, Publishnews e chancela do Projeto Rio de Janeiro a Janeiro do MinC.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
http://www.lersalaocarioca.com.br/programacao/
#vempraler #bibliotecaparqueestadual #voltabibliotecaparque
LER – Salão Carioca do Livro
Data: 17 a 20 de maio de 2018
Horário: 10h às 21h
Biblioteca Parque Estadual
Local: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑