Datas Comemorativas

Published on março 6th, 2018 | by sardinha

0

Pioneiras – Mulheres Nerds que lideraram o caminho

Em homenagem a Semana da Mulher eu queria fazer um artigo sobre as mulheres nerds na história. Aquelas que abriram o caminho para nossa safra atual de coisas geeks.

Descobri (para minha alegria) que há uma tonelada delas! Embora nunca tenham recebido o devido reconhecimento como seus colegas de profissão do sexo masculino, elas são uma prova de que as mulheres nerds estiveram aqui o tempo todo.

Então confira essas senhoras que eram nerds antes disso ser “pop”!

 

Ada Lovelace
Nerd patrona dos hackers e dos matemáticos

Augusta Ada King (nascida Augusta Ada Byron), condessa de Lovelace, nasceu em 1815 e morreu em 1852. Ela não era apenas a filha legítima de Lord Byron, mas também uma matemática e uma escritora. Ela teve a distinção de escrever o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina, a partir de notas que ela escreveu para o Mecanismo Analítico de Charles Babbage. Este algoritmo é a razão pela qual ela é aclamada como a primeira programadora de computador do mundo! Ela também foi uma das primeiras a perceber o potencial dos computadores para fazer mais do que apenas cálculos.

 

Octavia Estelle Butler
Nerd patrono de ficção científica / fantasia

Octavia Estelle Butler nasceu em 1947 e morreu em 2006. Durante sua vida, ela recebeu os prêmios Hugo e Nebula por seus romances de ficção científica e, em 1995, tornou-se a primeira escritora de ficção científica a ser concedido o prêmio Fundação MacArthur Genius. Além de ser uma mulher proeminente no campo de ficção científica, ela também tem a distinção de ser uma das mulheres afro-americanas mais conhecidas no campo.

 

Cecilia Payne
Nerd patrona de amantes espaciais

Cecilia Payne nasceu em 1900 e morreu em 1979. Ela era astrônoma e astrofísica. Ela foi a primeira mulher promovida a professora titular dentro da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard. Mais tarde, com sua indicação para presidente do Departamento de Astronomia, ela se tornou a primeira mulher a dirigir um departamento em Harvard. Sua tese de doutorado em 1925 propôs uma explicação para a composição das estrelas em termos de abundâncias relativas de hidrogênio e hélio. Suas observações e análises de estrelas variáveis estabeleceram a base para todos os trabalhos futuros sobre eles.Suas descobertas eram indiscutivelmente tão importantes quanto as de Newton e Einstein, mas a maioria de nós nem conhece o nome dela!

 

Grace Murray Hopper
Nerd patrona das tecnologias e mentes militares

Grace Murray Hopper nasceu em 1906 e morreu em 1992. Ela era cientista da informática e Contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos. Ela também foi uma das primeiras programadoras no computador Harvard Mark 1 e desenvolveu o primeiro compilador para a linguagem de programação de computadores. Isso levou ao desenvolvimento do COBOL, uma das primeiras linguagens de programação modernas. Ah, e ela criou o termo “depuração”.

Em uma celebração realizada em Boston para celebrar sua aposentadoria, Hopper foi premiado com a Medalha de Defesa do Serviço Distinguido, o mais alto prêmio de não-combate possível pelo Departamento de Defesa. No momento dessa aposentadoria, ela era a mais velha comissionada na Marinha dos Estados Unidos (79 anos, oito meses e cinco dias) e a bordo do navio comissionado mais antigo da Marinha dos Estados Unidos (188 anos, nove meses e 23 dias.) E você aí se achando old school! hehe

 

E aí, mulherada, tá bom pra vocês?

Podem deixar que essa semana trarei mais e mais mulheres importantes para celebrar. Acompanhem o blog e curtam nossas redes sociais 😉


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑