Games

Published on janeiro 27th, 2019 | by sardinha

0

Review do jogo de tabuleiro Tokaido

Tokaido é um jogo (ou “jornada”) criado em 2013 (e sim, eu só conheci agora), desenhado por Antoine Bauza, para 2 a 5 jogadores, e que leva cerca de 45 minutos para jogar. O jogo conta a história de Tokaido, a lendária Estrada do Mar do Leste ligando Kyoto a Edo. Nele os jogadores caminham por um lindo tabuleiro que representa e estrada de um ponto a outro com seus pontos de parada para alimentação, lojas de compras de suveniers, belas paisagens para apreciar, templos etc.

A movimentação de tabuleiro leva o jogador a coleta de fichas que geram pontuação no decorrer do caminho. Cada jogador caminha com um personagem diferente que possuem habilidades especiais variadas que vão dar algum tipo de vantagem em algum determinado momento do jogo. Cabe ao jogador saber usar essas habilidades a seu favor para conseguir o máximo de pontos e ganhar a partida.

Se eu tivesse que descrever Tokaido em apenas uma palavra, seria elegante. Todas as ações em Tokaido são muito simples e combinadas com um design gráfico único, oferecendo aos jogadores um clima zen pacífico em seu jogo. No entanto, apesar de ser um jogo lindo e simples, não se engane… ele demanda muita estratégia. E nele, quem está por último no tabuleiro, será sempre o 1º a jogar na rodada. É literalmente a definição de “os últimos serão os primeiros”, rs.

Pra mim a melhor estratégia é colecionar paisagens, independente da habilidade do seu personagem. A segunda estratégia é usar e abusar da habilidade de seu personagem. Fazendo isso é caminho certo para a vitória. Mas não se engane, pois quem joga Tokaido sabe disso e tentará ser mais rápido que você em alcançar essas metas. Preste atenção e seja estratégico.

O dito popular que diz “não é o destino que importa, mas sim a jornada” nunca foi tão bem aplicado como em Tokaido. Um jogo que indico para todas as idades e tipos de público de boardgame.


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)