Notícia

Published on outubro 24th, 2013 | by Daiane

3

Spam nas redes sociais cresce 355% em 2013

O crescimento de spams nas redes sociais é notável em uma rápida olhada por nossos perfis, mas chega a ser muito maior do que imaginamos. O número de spams subiu 355% no primeiro semestre de 2013, segundo um estudo da empresa de segurança Nexgate.

spam

O principal motivo apontado para esse crescimento é que os usuários têm facilidade para reconhecer spam no e-mail, mas não nas redes sociais. A 2013 State of Social Media Spam Report relata que os spam sociais se tornaram tão vantajosos quanto os outros para os spammers. Todos os dias surgem novas ameaças deste tipo. Um dos principais motivos é que o alcance nas
plataformas sociais são muito maior.

Facebook_Virus_war
Milhares de pessoas podem ser alcançadas de uma única vez. Com o surgimento de tantas novas ameaças nas redes sociais, é importante se proteger.Veja como:

1. É necessário prestar atenção nos links que acessa no Facebook.

2. Evitar clicar em fontes desconhecidas te protege do spam nas redes sociais.

3. Utilizar um antivírus bom e de qualidade torna a segurança melhor ainda. Manter ele atualizado e fazer limpezas constates previnem contra as ameaças.

4. Outra forma de se manter longe dos spams é evitando convites de pessoas desconhecidas nas redes sociais. Os perfis fakes compartilham esse tipo de conteúdo de forma muito mais rápida do que os autênticos.

 

Spam no Facebook

Segundo estudo divulgado no site da Protege Antivirus, o Facebook é o principal alvo dos spams junto com o Youtube. O mesmo estudo aponta que a maior rede social do mundo conta com cem vezes mais vírus que todas as outras. Aproximadamente um a cada 21 links divulgados nessas mensagens contam com destino duvidoso. A importância de se proteger dos spams não é apenas para evitar que os seus perfis enviem mensagens ou façam publicações automáticas. A ameaça pode ser muito maior.

O estudo da Nexgate mostra que 15% dos spams têm links para fontes potencialmente perigosas. Para ter noção do tamanho do mercado de spams no Facebook, as empresas investem cerca de R$15,5 bi em publicidade nas redes sociais e os spammers movimentam R$442 mi somente na rede criada por Zuckerberg.

Essa pesquisa, realizada pela Nexgate, analisou aproximadamente 60 milhões de postagens no Facebook, Youtube, Twitter, Google + e Linkedin de 2011 a 2013.

Tags: , , , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Daiane De Paula, 20 anos, estuda Publicidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Adora escrever sobre tecnologia e é leitora assídua do Tecnologia Outonal, agora transformado em Minha Vida Geek.



3 Responses to Spam nas redes sociais cresce 355% em 2013

  1. Jonathan says:

    Eu sofri um pesadelo nesses ultimos meses. Meu pc encheu de vírus, meu facebook começou a mandar um monte de msg para os meus amigos sem eu sequer ter enviado… fiquei desesperado. Ai o tecnico que faz a manutnção do meu computador falou pra eu instalar um antivirus chamado psafe. Ele resolveu meu problema e hoje ta tudo certo.

  2. Fabio says:

    Esses virus do facebook são uma praga. Ainda bem que eu uso o psafe! Antivirus é bom se não eu ja tava com meu pc no lixo.

  3. SUELY says:

    Incrivel eu cliquei esse saite solicitado como spam,denuncia foi sem eu querer pois esse saite sumiu do meu face e quero recupera-lo oq faço pois são amigo meu me ajude obriado (a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑