Eventos

Published on maio 14th, 2018 | by sardinha

0

Tabletop day – O dia Internacional dos jogos de tabuleiro

O Dia Internacional do Tabletop (ITTD – International Tabletop Day) é uma celebração mundial dos jogos de mesa.

O primeiro Dia Internacional dos Jogos Mesa, fundado por Boyan Radakovich, foi realizado em 30 de março de 2013 e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Geek & Sundry. Os jogos incluíram Takenoko, Ticket to Ride, 7 Maravilhas, Smash Up e Star Trek Catan.

O evento surgiu de uma web série no YouTube chamada TableTop, dirigida por Jennifer Arnold e criada por Wil Wheaton (sim, aquele ator de Star Trek que toda hora aparece em The Big Bang Theory) e Felicia Day. A web série teve sua 1ª temporada em 2012 e, no ano da criação da celebração, foram chamados vários dos convidados da primeira temporada da web série para jogar numa transmissão ao vivo. Esse evento de comemoração foi realizado em 64 países nesse mesmo dia! No ano seguinte já eram mais de 80 países participantes.

Esse ano de 2018 tive a oportunidade de participar num dos vários eventos comemorativos ao TableTop Day, dia 28 de março, organizado pelo grupo Se Joga. É um grupo  que faz mais do que eventos de jogos, o Se Joga é um movimento de integração, união, inclusão e representatividade LGBT+ no meio dos jogos analógicos, sem segregar, sem apontar dedos.

Mas afinal, como se comemora o Tabletop Day? Jogando, claro!

Tive a oportunidade conhecer vários jogos de tabuleiro e, óbvio, ninguém perde tempo lendo regra e tentando entender os jogos. Esses tipos de evento são recheados de monitores que sacam tudo de boardgames! Basta escolher um dos jogos da pilha, pedir uma explicação e começar a jogar.

Também é um ótimo ambiente para fazer amizades. Porque basta você chegar e se juntar às pessoas nas mesas para jogar.. nem precisa levar seu próprio grupo.

Agora, se você é daqueles que só conhece Jogo da Vida, Detetive ou Banco Imobiliário, prepare-se, pois os jogos de tabuleiro de hoje em dia estão muito mais complexos e diversificados do que eram antigamente.

Gostou? Então nos acompanhe por aqui e nas redes sociais, pois estamos sempre divulgando os próximos eventos da cidade 😉


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑