Você sabe realmente o que é um cinema iMax?

Começo este post com uma pergunta: O que é IMAX?

Muitos vão responder que é uma sala de cinema onde a tela é maior que o normal e os ingressos são mais caros. Sim, quem respondeu isto está parcialmente certo em sua resposta, mas será que é só isso? Ao bem da verdade, não acredito que a grande massa saiba o que é a tecnologia IMAX. E falo isso pois tenho muitos amigos que não sabem qual é a diferença entre uma sala com IMAX de uma sala normal. Claro, muitos desse nunca viram um filme em no IMAX, uns por que fogem de suas zonas de conforto (aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, só temos uma única sala IMAX para todo o estado e fica na Barra da Tijuca. Pra quem mora na Zona Sul, por exemplo, fica “complicado” ir para a Barra apenas para assistir um filme, afinal existem bons cinemas ao lado de suas casas.), outros por serem pão duro mesmo (sim, você sabe que eu estou falando de você!). Então, cada vez que falo que tal filme merece ser visto em IMAX, preciso explicar para os não iniciados como faz diferença assistir um grande filme em uma grande sala. Bem, vamos as explicações.

IMAX existe desde 1970, mas é relativamente recente no Brasil, pois a primeira sala só inaugurou em 2009, em São Paulo. A sigla IMAX significa “image maximum”, mas não é somente a imagem que se destaca o IMAX, mas vamos falar disso depois…
A primeira diferença que notamos entre uma sala comum de cinema e o IMAX é o tamanho da tela. a empresa que criou a tecnologia , a IMAX Corporation, adotou uma tela padrão para as suas salas: A tela tem que ter pelo menos 22 metros de largura e16,1 metros de altura. A tela é curva, para acompanhar o formato dos nossos olhos que chega a 180 graus, desta forma, temos uma imersão muito maior. Afinal de contas, é esse o slogan da tecnologia: “Assista a um filme ou seja parte dele.” veja a ilustração abaixo para ter uma noção da diferença entre uma tela na sala normal e uma IMAX:

Mas o IMAX não se resume a uma tela grande, isso é apenas uma das características dele. A sua projeção é com tecnologia 4K , enquanto uma tela convencional tem 2.048 por 1.080 pixels. Para exibir uma imagem nesta qualidade, as salas em IMAX contam não apenas com um, mas com 2 projetores de 6500 watts CADA!. Filmes rodados em IMAX são gravados em filme de 70mm, ao contrário do cinema tradicional que usa rolos de 35mm para gravar suas películas.

 

Projetores IMAX

Resumindo, no quesito qualidade de imagem, 10, nota 10! Tá bem, Diogo, o IMAX tem uma imagem foda, ok. Mas e o som?
Ah, meus amigos o som… Vou tentar explicar como funciona o sistema de som de uma sala IMAX para vocês!
Ao invés de ter caixas de som idênticas espalhadas ao redor de toda a sala,como no sistema surround comum, o IMAX tem caixas mais potentes, com 24 canais e 18 mil Watts de potencia, 30% a mais que uma sala comum. Sem falar que estas caixas são alinhadas a laser por acento, fazendo com que o espectador tenha a máxima experiencia possível! Bom, Pra entender melhor, tem um vídeo aqui em baixo explicando a diferença entre o o sistema de som:

Entenderam porque é a experiencia entre assistir um filme em IMAX e um filme em uma sala comum é tão diferente? Agora que você já consegue justificar pro amiguinho porque você paga mais caro para assistir um filme em IMAX.

Espero que eu possa ter conseguido explicar um pouco sobre o que é a tecnologia IMAX e o porque ela é tão fantasticamente superior a qualquer outra tecnologia cinematográfica!

Até a próxima!

 

Fontes: techduto, tecmundo, canaltech, Imax corporation, Rapaduracast

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *