3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva

Nome pomposo e complexo no entendimento. Afinal, do que se trata Tecnologia Assistiva?

No escopo da informática, são todos os artefatos que auxiliam, de alguma forma, as pessoas com algum tipo de necessidade, seja ela física, mental, ambiental, etc. As tecnologias assistivas podem ser tanto hardware (ex.: impressora Braille, linhas Braille, apontadores) como software (ex.: leitores de telas, ampliadores de telas, navegadores textuais, barras de acessibilidade com ajustes de tamanho de texto e contraste).





Segundo a legislação brasileira sobre acessibilidade, é condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.



Entretanto, acessibilidade diz respeito à facilidade de acesso, por qualquer pessoa, aos ambientes físicos, aos bens e serviços, às pessoas, à informação.

Na Internet também há essa preocupação. Afinal, qualquer pessoa usando qualquer tecnologia de navegação na Web deveria estar apta a visitar qualquer site, obter a informação que ele oferece e interagir com o site.

Mas nem sempre é assim. Alguns sites são confusos e desestimulam a navegação, pois não conseguimos encontrar a informação desejada. Por isso foi criada a W3C (abreviação, em inglês, para World Wide Web Consortium), que é um consórcio internacional que desenvolve padrões e recomendações para manutenção da Web, de modo a manter suas tecnologias compatíveis umas com as outras.

É a W3C que fornece uma série de ferramentas para testar e avaliar a codificação usada em páginas de Internet, com auxílio de ferramentas automáticas, uso de navegadores (browsers) e tecnologias assistivas em diferentes configurações de acesso.

Existem muitas pessoas empenhadas nesses estudos e na semana que vem, do dia 23 a 26 de agosto, teremos o 3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro é uma realização do Instituto Muito Especial com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Será no Centro de Convenções Sulamérica – Av. Paulo de Frontin, 01 (esquina com a Av. Presidente Vargas – próximo a estação de metrô Estácio) – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ.

Vale a pena conferir. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Quem quiser, pode se inscrever no site http://www.congressoassistivario2010.org.br

Então fica a dica, tanto do evento quanto de se preocupar com o site que você for montar. Lembre-se que nem todos terão conexão de Internet rápida, monitores grandes para leituras de fontes muito pequenas ou compreensão da lógica de menus que você criou. Sejamos coerente na vida virtual e na vida real e lembrem-se sempre de pedir aos amigos para dar opinião. Quem está de fora sempre verá algo que você não viu 🙂

Abraço a todos e bom fim-de-semana,
Claudia Sardinha


Fonte: WARAU (Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade)

POSTS RELACIONADOS

2 thoughts on “3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva

  1. Gostei muito das notícias e das imagens.
    Esse aparelho que ajuda a pessoa a subir a escada então é muito curioso. Qual o nome desses equipamentos que você colocou a fotografia? No teclado tem uma máscara, também conhecida como colmeia, mas qual o nome do aparelho adaptado no antebraço do usuário para ele clicar as teclas?
    Ver as fotografias e não saber o nome me deixou bastante curiosa.
    Um abraço.

    Regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *