Notícia

Published on abril 5th, 2016 | by sardinha

2

Criptografia no Whatsapp: o que é e o que isso significa pra você

Os usuários das versões mais recentes do aplicativo de mensagens Whatsapp terão seus comunicadores e meios de comunicação ponta-a-ponta criptografados por padrão.

Para todos os usuários com a versão mais recente do WhatsApp, cada chamada mensagem, foto, vídeo, arquivo e WhatsApp feita agora será completamente segura. Isso significa que ninguém, mas o emissor eo receptor da mensagem ou chamada será capaz de acessar seu conteúdo – nem mesmo os funcionários do WhatsApp.

 

Mas o que é isso e por que é bom pra mim?

Whatsapp_Encryption

Criptografia ponta-a-ponta significa que o conteúdo das comunicações não são armazenadas em texto simples em servidores WhatsApp. A empresa também não é capaz de decifrar as mensagens dos usuários para acessá-las, uma vez que não detém as chaves de criptografia. Então o WhatsApp não será capaz de ser obrigado, por exemplo, a entregar dados de mensagens trocadas, mesmo se receber um mandado das autoridades.

Conveniente, não? Afinal, toda essa alteração no modus operandi do aplicativo é bastante oportuna à luz da recente batalha com o FBI sobre um iPhone criptografado. Essa atualização acontece em meio à intensificação do debate internacional sobre até onde pode ir o acesso dos agentes da lei com relação às comunicações digitais. Isso tudo lembrando do grande embate entre Apple e a polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, sobre um iPhone bloqueado ligado a um dos atiradores de San Bernardino.

Seja como for, a empresa tem tentado, de fato, implementar criptografia desde 2013, assim como seu concorrente direto, Telegram, já oferece há um tempo.

 

E o que muda pra mim?

Isso não vai afetar a forma como você usa WhatsApp no dia-a-dia. O que isto significa é que vai ser muito mais difícil para o WhatsApp oferecer para autoridades governamentais cópias de suas comunicações, mesmo que solicitado por mandado, por causa da força da criptografia.

 

E como fazer?

A opção surge quando você vai enviar uma msg para a pessoa. Assim que essa mensagem aparecer, clique nela. Uma janela aparecerá e você terá de clicar em confirmar.

Screenshot_2016-04-05-14-32-24

Assim que clica em confirmar, o Whatsapp carrega uma nova página com um QR Code para que a pessoa com quem conversamos scanneie. Logo, é necessário estar na presença da pessoa.

Screenshot_2016-04-05-14-33-06A pessoa abrir o app de QR Code dela e colocar por sobre o seu celular.

 

P_20160405_224822

Infelizmente com a pessoa com quem tentei não consegui finalizar o processo. Está dando algum tipo de erro. Isso pode ser devido ao fato de que nem todo mundo está com essa atualização habilitada (era o caso desta pessoa em questão).

Tags: , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



2 Responses to Criptografia no Whatsapp: o que é e o que isso significa pra você

  1. Mônica says:

    A intenção da atualização é boa, pois quer dar mais privacidade aos usuários.
    Porém, há um fato de que complica a utilização, por conta de ficar escaneando e o processo não finaliza. Espero que essa atualização melhore!

  2. Lidia says:

    That’s a cunning answer to a chlaienglng question

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑