Dica no image

Published on agosto 3rd, 2012 | by sardinha

1

E-mail – dicas de boa convivência

Acreditem, existem pessoas que ainda não sabem usar o email muito bem.

Seja porque está ingressando no mundo digital somente agora, seja porque não presta atenção na Netqueta.

Primeiramente vamos a uma explicação rápida sobre os campos que compõem um e-mail.

Todo e-mail, independente de qual programa você usa, possui um campo “De” (ou seja, quem envia), um campo “Para” (destinatário), um campo “Assunto” (para dizer do que se trata esse e-mail) e uma área maior, que é onde escreveremos o conteúdo do e-mail.

Aparência geral dos e-mails

 

Claro que existem outros detalhes que vocês podem ver na imagem acima, mas vou ater-me apenas ao básico.

1°. LEMBRE-SE SEMPRE de colocar um assunto. E-mails sem assunto normalmente são considerados vírus ou spam. Se você não colocar assunto (seja por preguiça ou falta de criatividade) a chance de seu e-mail não ser recebido é muito grande. Hoje em dia os programas de e-mail já filtram o que é considerado um e-mail suspeito. Acredite, um e-mail sem assunto É UM E-MAIL SUSPEITO.

2°. Simplesmente encaminhar um powerpoint (arquivo ppt engraçadinho com imagens e músicas) ou um vídeo sem mandar uma mensagem para o(s) remetente(s) é feio. Mesmo que você diga algo do tipo “acho que você vai gostar” ou “eu ri muito” ou ” muito lindo, adorei”. O importante é mostrar que você se importa com a pessoa para quem está enviando e que só está enviando aquilo porque tem certeza de que o e-mail agradará o destinatário. Enviar por enviar é um hábito feio e você acabará entrando na lista de “deixados de lado” dos seus amigos.

3°. Quando for encaminhar um e-mail, ou seja, pegar um e-mail recebido e mandar para outra(s) pessoa(s), lembre-se de apagar o e-mail de quem lhe enviou (no corpo do e-mail) e apagar o escrito “FWD:” (ou EN:) que aparece no campo “Assunto”. Afinal, não é correto disponibilizar os e-mails dos amigos por aí.

Retire o e-mail de quem lhe enviou

4°. A última e mais importante regra da etiqueta de envio de e-mails é o ato de ocultar múltiplos endereços e-mails. Se você vai enviar um e-mail para várias pessoas, se elas não se conhecem ou não têm tanta intimidade, é ideal que você não disponibilize o e-mail delas umas para as outras. Para isso, atente que, no campo “Para” existe outras 2 opções de envio. A primeira é o “Cc” (com cópia) que funciona igual ao “Para”, onde você coloca vários endereços de e-mail separados por vírgulas e estes endereços serão visíveis para todos que receberem o e-mail. A segunda é o “Cco” (com cópia oculta) que funciona parecido com o Cc, porém impedindo que as pessoas vejam os e-mails umas das outras. Com o “Cco” quem recebe seu e-mail achará que você mandou somente para ela e mais ninguém. Não tem como saber que existe mais uma (ou várias) pessoa lendo a mensagem.

Enfim, essas dicas são extremamente importantes e de bom tom para não haver confusão no envio de um e-mail.

Fiquem atentos! 😉

Tags: , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Publicitária e TI. Fundadora do Minha Vida Geek. Já forneceu conteúdo para portais como Tech Tudo e Papo Aleatório. Atuante no evento boardgamer SeJoga. Não consegue passar um dia sem assistir um seriado. Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi). Adora ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pelos trânsitos do Rio de Janeiro.



One Response to E-mail – dicas de boa convivência

  1. las artes says:

    3°. Quando for encaminhar um e-mail, ou seja, pegar um e-mail recebido e mandar para outra(s) pessoa(s), lembre-se de apagar o e-mail de quem lhe enviou (no corpo do e-mail) e apagar o escrito “FWD:” (ou EN:) que aparece no campo “Assunto”. Afinal, não é correto disponibilizar os e-mails dos amigos por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)