Datas Comemorativas

Published on março 12th, 2019 | by sardinha

0

Hoje comemora-se 30 anos de existência da Internet como conhecemos

Pois é… só 30 aninhos parece bem pouco, né? E é! A internet com essa cara que conhecemos… o famoso WWW foi criada tem pouquíssimo tempo por Tim Berners Lee.

O que é a World Wide Web e a Internet?
É importante lembrar que a World Wide Web (www) e a Internet são duas coisas diferentes e não devem ser confundidas umas com as outras.

A Web é uma invenção muito mais recente que a Internet, uma ideia que foi pensada pela primeira vez no final dos anos 60.

Seguindo a proposta de Sir Tim, a Web foi iniciada no início dos anos 90. Segundo o site The Digital, a Web “representa um método de acesso ao conteúdo através da Internet”, seguindo o protocolo de transferência de hipertexto, que é usado online para transferir dados e comunicações.

É essencialmente um aplicativo on-line que usa a Internet para compartilhar informações, seja essa informação texto, documentos ou conteúdo, como vídeos. Ele segue o protocolo http, uma linguagem que é usada on-line para transferir dados e pode ser acessada pela Internet em todo o mundo. Qualquer página que comece com http: // www é uma parte da World Wide Web.

A World Wide Web teria surgido da frustração depois que Sir Tim tivesse que se conectar a um computador diferente toda vez que quisesse acessar informações diferentes, não em seu computador principal no trabalho. Sua “grande ideia” era criar uma linguagem comum que abrisse hiperlinks entre todas as várias redes. Em 1991, os servidores Web externos estavam funcionando e os arquivos do projeto foram disponibilizados pela primeira vez.

Por que o Google Doodle está celebrando a World Wide Web hoje?
Hoje marca o 30º aniversário da invenção da World Wide Web. Em 12 de março de 1989, trabalhando na Organização Européia de Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN, Sir Tim Berners-Lee apresentou uma proposta de gerenciamento de informações que iria transformar a maneira como as pessoas comunicam e consomem informações.

Sua invenção se tornaria conhecida como a World Wide Web.


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑