Review

Published on outubro 7th, 2018 | by sardinha

0

Review do boardgame Deception

Eu adoro praticamente todo estilo de boardgame, mas os que englobam muitas pessoas sempre me chamam atenção, pois sou muito agregadora e gosto de jogar com todos meus amigos, rs. E se tiver treta, melhor ainda!

E foi assim que me apaixonei por Deception: Murder in Hong Kong (Enganar, em inglês), recém lançado no Brasil pela editora Across the Board que é super nova no mercado.

Eu tive o prazer de conhecer esse jogo no evento Lady Lúdica, no Rio de Janeiro, e jogá-lo com 9 pessoas numa mesa maravilhosa do pessoal da Ludotable! Foram 4 partidas seguidas e nosso grupo monopolizando o jogo no evento… rs.

Como descrever o jogo para vocês? Se você saca de jogos de tabuleiro, posso dizer que ele parece The Resistance misturado com Mysterium e um pouco de Assassino, Detetive e Vítima. Trocando em miúdos,o jogo começa com todos de olhos fechados. Então a pessoa que tirou o Especialista Forense permanece de olhos abertos. É ele quem vai guiar o jogo, pois é a pessoa que sabe todas as respostas, mas não pode falar nada a não ser por pistas para indicar o caminho no decorrer do jogo para os demais jogadores. Depois tem o Assassino e o Cúmplice que abrem os olhos e se reconhecem. O assassino escolhe do seu conjunto de cartas a arma do crime e a pista. Eles fecham os olhos e fazem sinal de OK. Então a Testemunha abre os olhos e vê ambos vilões, mas não sabe qual deles é o assassino. A testemunha fecha os olhos e todos abrem os olhos juntos. Os demais participantes são Investigadores e nunca abrem os olhos.

Claro que, para dificultar a vida do Especialista Forense, as pistas sorteadas nem sempre ajudam e é preciso muita imaginação para passar a informação para os coleguinhas. Se ao final da partida, que é bem rápida, pois só tem 3 rounds, os Investigadores descobrirem a arma do crime e a pista, os vilões ainda podem vencer se descobrirem a Testemunha e calarem ela.. hehe. E nesse meio tempo os vilões ficam tentando mudar o rumo das investigações acusando coleguinhas e essa é a parte bem legal 😛

É um jogo que vai de 4 até 12 pessoas e leva cerca de 20 minutos uma partida inteira. Já estou pensando nesse para meu grupo do almoço no trabalho, rs.

Então, se você quer uma dica de jogo novo para jogar com a sua galera, Deception é o nome. Você terá variedade por muito tempo, pois as opções de cartas são muitas e varia muito de pessoa pra pessoas jogando. Use sua imaginação, zoe os amigos e divirta-se! 😉

 

Tags: , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑