A Internet e a Segurança

Pois é… esse tópico é sempre constante. Será que usar a Internet é seguro? Posso acessar o banco? Conversar com amigos? Comprar com cartão de crédito? Fazer sexo virtual sem estar sendo vigiado? Será que meu filho pode navegar com segurança?

Pois é… essas são algumas das questões que rondam a cabeça de muitos que usam essa maravilha que é a Internet. E essa preocupação toda é pertinente. No último ano, o mal caiu na rede. Já tivemos blogs hackeados a ataques DDoS; vírus, spams, scams.

Hoje mesmo a Adobe lançou uma atualização de segurança emergencial. Por causa de duas brechas no flash player, muitos usuários tiveram seus computadores infectados.

Então, como evitar tudo isso? A resposta? Não tem como evitar. Você pode se prevenir, apenas.

Pensando na Internet como um reflexo da vida real, basta não fazer aquilo que você não faria normalmente! Você sai para sacar dinheiro de madrugada? Anda numa rua escura sozinho? Faz compra em lugar que não conhece? Dá suas informações para estranhos?

Se sua resposta para todas as perguntas acima é não, então você dificilmente terá problemas ao usar a Internet. Digo dificilmente, pois não é fato que você estará 100% protegido, assim como não está 100% seguro quando sai de casa, entra num ônibus, compra um salgado num local de higiene duvidosa.

Mas, quanto a informática, como evitar o pior?

Tenha sempre instalado antivírus e firewall (não serve aquele que vem com o windows). Mesmo gratuito, é melhor que nada. Mantenha seu computador sempre atualizado. Programas como antivirus, java, flash, entre outros, sempre pedem para atualizar. É assim que as empresas fabricantes desses softwares enviam correções de segurança. A atualização do seu sistema operacional também é importante.

Com relação ao seu navegador favorito, sempre configure para impedir de abrir janelas pop-ups, apagar cookies e não deixe suas senhas salvas nele. Quando receber emails, verifique o remetente e o assunto. Mesmo emails de pessoas conhecidas podem conter vírus. Evite abrir emails que venha “sem assunto” escrito nele ou qualquer coisa de banco e do governo. Nunca abra emails que chegam simplesmente com links, sem nada mais escrito.

Com medidas simples como essas, você poderá navegar tranquilo, sem medo de se divertir nesse mar que é a Internet 🙂

4 thoughts on “A Internet e a Segurança

  1. Eu cuido muito com as coisas que eu entro. Tnho medo de pegar vírus pq já sofri mto com essas pragas virtuais. Eu vi que um monte de gente tava falando bem de um antivirus chamado psafe e resolvi testar, achei bem bom. Alguem do site ja fez o teste?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *