A lenda dos jogos adventure – Tim Schafer

Timothy John “Tim” Schafer é um designer de games quese tornou uma lenda no estilo aventura (ou adventure, como todo gamer fala) nos anos 80.

Conhecido mundialmente por títulos como Day of The Tentacle (DOTT), Monkey Island, Full Throttle e Grim Fandango, começou sua carreira na LucasArts e logo fez muito sucesso. Em julho do ano 2000 ele montou sua própria empresa, a Double Fine Productions, desenvolvedora que deu vida aos aclamados Psychonauts, Brütal Legend, entre outros.

Estive na Geek & Game Rio Festival (GGRF) e pude assistir um painel onde ele compartilhou com o público suas experiências, falando sobre os principais jogos nos quais trabalhou em toda sua carreira.

Assista na íntegra o painel com Tim Schafer e não se esqueça de dar seu like e compartilhar com os amigos! 😉

Tim Schafer é dono de um senso de humor peculiar que implementa em suas criações e destacou-se no gênero Adventure com seus trabalhos na LucasArts, onde iniciou sua carreira. Inicialmente, foi redator e programador do clássico The Secret of Monkey Island, lançado em 1990, jogo que o creditou para começar a liderar seus próprios projetos.

Ao lado de Dave Grossman, foi o responsável pelo design de Maniac Mansion: Day of the Tentacle (DOTT), lançado em 1993. Depois, esteve à frente do desenvolvimento do pós-apocalíptico Full Throttle, lançado em 1995, e de Grim Fandango, de 1998, primeiro jogo da LucasArts a trazer personagens feitos em modelagem 3D. Ambos muito elogiados pela crítica.

Após fundar a Double Fine, Schafer aventurou-se pelo gênero plataforma com Psychonauts, jogo lançado em 2005 e que recebeu prêmios de melhor roteiro no The British Academy Games Awards e no Developers Choice Awards, no ano seguinte.

O prestígio de suas criações pôde ser mensurado em 2012, quando a desenvolvedora iniciou um projeto de crowdfunding para viabilizar um novo jogo de Adventure. A meta de US$ 400 mil foi atingida em cerca de oito horas e, ao fim da campanha, a soma ultrapassava os US$ 3,3 milhões. O jogo, Broken Age, foi lançado em 2014.

Entre outros títulos de Schafer e da Double Fine estão Costume Quest 1 e 2, Brütal Legend, The Cave, Hack ‘n’ Slash, Massive Chalice e Head Lander. A continuação Psychonauts 2, Psychonauts in the Rhombus of Ruin e a remasterização do clássico Full Throttle são os futuros lançamentos.

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *