Conheça Engis o Board Game da Época das Cavernas!

Hoje apresento o Engis, o 10º jogo do designer Marcos Macri.

No Engis voltamos 50 mil anos no tempo para liderar uma tribo de neandertais no caminho evolutivo da espécie humana. Durante o jogo, evoluímos o conhecimento com o fim de desenvolver habilidades, fabricamos objetos para potencializar a pontuação e expandimos os territórios.

Ele é um jogo bem ambientado que se desenvolve ao longo de 8 rodadas. Cada uma composta por 3 fases.

A 1ª fase é onde expandimos o nosso território, aqui rola um leilãozinho bem estratégico! Cada jogador da um lance de 0 a 4 meeples para definir a ordem daquela rodada. A ordem começa pela escolha do terreno que será adicionado ao tabuleiro de jogador.

A 2ª fase consiste em 3 ações possíveis executadas em qualquer ordem que o jogador desejar. São elas, mover os meeples pelo tabuleiro do jogador, fabricar um objeto e desenvolver uma habilidade. Mover os meeples ajuda na pontuação que veremos na fase 3. Fabricar um objeto também ajuda a pontuar na partida, para fazer essa ação é preciso cumprir requisitos em pedra ou madeira, esses itens estão presentes nos terrenos alocados no tabuleiro do jogador. Já a ação desenvolver uma habilidade requer conhecimento, cada jogador começa o jogo com 1 de conhecimento e adquire mais conhecimento através de combinações de terrenos ou em terrenos com um ícone de conhecimento.

Chegamos a 3ª fase de pontuação. Em toda rodada, é jogada uma carta de pontuação por cada jogador. Todos possuem o mesmo conjunto de cartas e podem escolher uma forma de pontuar a cada rodada, mas essa carta, uma vez utilizada, vai para o descarte… são 8 cartas de pontuação para 8 rodadas… use-as com sabedoria.

Ao final do jogo, são resolvidas as intempéries coletivas e a individual, que reduzem a pontuação de quem não se atentou para essa calamidade.

O jogo tem uma dinâmica simples, apesar de eu ter confundido um pouco as cartas enquanto jogava…rs. A vitória vai depender de bastante estratégia para fazer o máximo de pontos possível. Ele tem uma pegada estilo Pets, outro jogo do mesmo autor (que eu adoro!). Joguei uma partida muito divertida que incluía o próprio criador do jogo, o Eduardo Felipe do jogada histórica e o Bill Player. Se quiser saber sa regras e conhecer como joga, basta assistir ao vídeo abaixo.

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *