Dunkirk – Uma emocionante história de 2ª guerra

Em maio de 1940, a Alemanha avançou para a França, prendendo as tropas aliadas nas praias de Dunkirk. Com uma pequena cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas foram lenta e metodicamente evacuadas da praia. E é sobre essa evacuação, uma história real, que se trata o filme de Christopher Nolan.

Para quem não conhece, esse é o diretor de alguns filmes conhecidos, como Amnésia, Insônia, Batman Begins, Batman – Cavaleiro das Trevas, A Origem e Interestelar.

Você pode estar pensando “como um filme com apenas uma locação, basicamente, pode ser tão bom e interessante?”. Pois acreditem, nunca vi filme mais tenso e intenso como Dunkirk. Primeiramente você deve assistir em iMax, pois o som fará toda a diferença na emoção que o filme passa. Isso porque é um filme com poucos atores conhecidos (os mais conhecidos, quase não aparecem), poucas falas e pouca ação. O que te mantém o clima tenso e emocionante é atrilha sonora e os efeitos sonoros que retumbam dentro da gente toda vez que uma bomba explode ou uma rajada de metralhadora sai dos aviões.

Haviam uns 400 mil homens na praia de Dunkirk sem ter para onde fugir, encurralados pela força alemã. Mais ou menos meia dúzia (isso mesmo!) de aviões aliados e menos que isso de navios para levar dali todos os soldados. O mais interessante foi observar o quão organizados eles eram, aguardando em fila sua vez de partir. Para ter uma ideia da situação, veja o mapa abaixo.

Destaque para as atuações dos personagens principais Fionn Whitehead (o sobrevivente), Aneurin Barnard (o rapaz mudo) e Harry Styles (o highlander). Esses três passaram maus bocados para se manterem vivos. Outro ponto interessante é observar que as ações ocorrem em tempos diferentes, que são avisados logo no início do filme. Num determinado momento pode parecer confuso, mas atente sempre para os detalhes à volta. Outros nomes conhecidos são Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance e Kenneth Branagh.

No final desta missão heróica, usando todos os navios navais e civis úteis que poderiam ser encontrados, 330 mil soldados franceses, britânicos, belgas e holandeses foram evacuados com segurança.

Quem Escreve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *