InNet 3 – Quando a informação venceu o medo

As confusões no Rio de Janeiro não impediram o acontecimento da 3ª edição do InNet – evento de integração e divulgação de conhecimento em Internet.

Começando com uma pequena trupe de corajosos e 25 páginas de hastag¹ depois, o evento não chegou a lotar, mas encheu e foi um sucesso.

Enquanto as pessoas iam chegando, assistiam a informações no telão que chamamos de twittadas².

Logo depois demos início com Bruno Leal e a palestra sobre o “Uso das novas tecnologias na educação”



Ele explicou que redes sociais existem desde que o ser humano começou a se relacionar e não é uma prioridade da Internet. Também lembrou de instituições como ABL promovendo concurso literário pelo Twitter.

Com belíssimos dados estatísticos, Bruno falou da rede social de história que criou (Café História) e comentou que a maior contribuição é feita por professores da rede municipal.

Em seguida tivemos Nélida Capela falando sobre facebook e como aumenta a quantidade de brasileiros nessa rede (19º no ranking).



Ela também deu dicas importantes como observar o horário dos comentários (timeline) para não cometer gafes, pois a atualização do facebook não é em tempo real,tão rápida como a do Twitter. E que os usuários podem fazer backup de tudo publicado. Bacana, né?

E o que vem por aí no facebook? Além de conta de email, vão abrir uma loja virtual.

Pausa para o almoço e aí a coisa embolou.. rs.

Um pequeno problema nas máquinas atrasou um pouco a oficina de templates para WordPress do Rafael Dourado, mas não impediu que o pessoal gostasse e participasse bastante.



Esse fofo cearense auxiliou todos os presentes, indo de mesa em mesa tirar dúvidas e corrigir a produção. Pena que nosso tempo era curto e não pudemos absorver mais desse simpático rapaz 🙂

Seguindo com o evento, veio Guga Alves com SEO³ para Blogs.



É importante colocar seu blog em bom posicionamento no Google, pois 80% das pessoas não passa da 2ª página nas buscas. Guga foi bem prático e assertivo, tirando dúvidas e interagindo com o público.

E para quem quer trabalhar com SEO, não deve somente entender de tecnologia, mas também de marketing e estatísticas.

Logo depois começou a palestra do Cristiano Santos falando de organização do tempo através de ferramentas online que usam a técnica do GTD (Getting Things Done).



Os princípios do GTD são coletar, processar, organizar, revisar e executar. De acordo com Cristiano, o GTD funciona melhor para casados do que para solteiros, rs.

Por fim, mas não menos importante (bem pelo contrário, era o quorum máximo do evento) veio Patrícia Moura falando “Como utilizar as plataformas sociais para buscar oportunidades”.



Patrícia explicou que temos de ter cuidado com o que escrevemos na Internet, pois muitas empresas pesquisam os candidatos pelas redes sociais. Até porque nosso maior currículo e portfolio está ali.

Seja você mesmo e naturalmente conquistará seu lugar no espaço. Networking é um item essencial, mas é preciso estar acessível online e offline!

E lembre-se, seu nome tem um Google a zelar 🙂

Antes de encerrar o evento, que já estava com o tempo estourado (rs), tivemos sorteio de vários brindes doados por nossos parceiros Zoom Digital, Usina de Letras, CinePlaneta, Grupo Record e revista Wide.

foto by Cris Souza


Outras informações e detalhes podem ser vistos no site do evento http://innetevento.com/.

1- hastag: é uma etiqueta caracterizada pelo símbolo # junto da etiqueta que facilita a pesquisa de interesses e assuntos relevantes.
2- twittadas: informações ou dicas curtas e rápidas, como um texto do twitter.
3- SEO: Search Engine Optimization – conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca.

Abraço a todos e bom fim-de-semana,
Claudia Sardinha

5 thoughts on “InNet 3 – Quando a informação venceu o medo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)