Eu testei! Óculos Mouse

Já se imaginou impossibilitado de usar o mouse? (quebrou os braços, por exemplo)

Pois é,  os estudantes Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho imaginaram. E por isso bolaram essa invenção que, além de útil e simpática, é bem barata – o Óculos Mouse.



Por enquanto, o projeto do trio gaúcho é apenas um protótipo, mas já funciona com um sistema eletrônico interligado diretamente ao computador. Assista a explicação que Filipe deu para o Tecnologia Outonal no congresso de acessibilidade.



O Óculo Mouse foi desenvolvido dentro do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com o apoio de professores como a Andréia Colares, que possui larga experiência como coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Napne) mantido no campus Charqueadas.

Os mesmos alunos também criaram um forno elétrico adaptado para deficientes visuais, que fez parte de uma divertida história contada por Filipe no Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva. Ele explicou que o forno foi o 1º invento dos três. Funcionava, mas não era visualmente atraente. Ao participar da 1ª feira de ciências, eles ficaram em penúltimo lugar (dentre 300 outros participantes), pois o último lugar não compareceu (comentou ele brincando).

Hoje, com o óculos mouse, e a repercussão que teve na televisão (eles até apareceram no Faustão), eles ganharam o 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).



Agora é só esperar o lançamento do produto que, com certeza, vem para agregar e muito na inclusão digital. Parabéns rapazes! 🙂

Abraços,
Claudia Sardinha

7 thoughts on “Eu testei! Óculos Mouse

  1. Oi Claudia SArdinha !
    Equivoquei-me com seu comentário no Tweet, com relação aos óculos e fiz conecção com os óculos da abelhinha….kkkkk……!
    Fantástica experiência digital e de Tres Brasileiros!
    Seu site é uma gracinha e olha que só li uma reportagem, virei fã e divulgá-lo hei!
    Parabéns , sucesso e…
    Beijos de mel com ♥

    1. Puxa, Melbilis, muito grata pelos elogios 🙂
      Agradeço a divulgação… é muito importante para que esse trabalho alcance cada vez mais pessoas.
      Agora, me tira uma curiosidade… que óculos de abelihha é esse? rs
      bjs

    1. Os rapazes são alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Então, melhor entrar em contato com a escola e pedir mais informações. Eu, realmente, não tenho o contato direto deles 🙁
      Reitoria: Rua Gonçalves Chaves, 3798 · Bairro Centro · Pelotas/RS · CEP 96.015-560 · Telefone (53) 3309-1750 · FAX (53) 3309-1766

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *