Pode mandar por e-mail

Hoje em dia ouço e falo muito esta frase.

O e-mail, ou correio eletrônico, é um método que nos permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

O termo e-mail é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e, nada mais é do que a transposição do que antes fazíamos no papel – cartas.

Mas essa adaptação para o meio eletrônico ainda confunde a cabeça de algumas pessoas.

Algumas pessoas confundem quando fala-se de email ou de site. Ou seja, confunde quando está dando um endereço de site com “www” ou um endereço de e-mail com “@”.

Em informática, @ (arroba) é um símbolo tipográfico, abreviação da palavra inglesa at. Significa “em” ou “a”, no sentido de endereço ou localização. O significado em português assumiu o “arroba” pelo contexto mercantil.

Ou seja, [email protected] quer dizer que o fulano.de.tal está no domínio gmail.com.

Mensagens de e-Mail consistem basicamente de duas seções principais:
* cabeçalho (header) — é estruturado em campos que contém o destinatário, assunto e outras informações sobre a mensagem (nº 1 e 2).
* corpo (body) — contém o texto da mensagem (nº 3).



E para mandar um texto, basta pensar como uma redação… daquelas da época de escola mesmo.

Você tem o assunto, que será o título do texto. É um resumo do que se trata o texto para a pessoa ler e saber se interessa ler ou não.

Então, no corpo do email você escreve o texto em si, sem limite de linhas ou palavras, dando as mesmas pontuações e parágrafos que daria numa redação.

Ao final é sempre bacana terminar se despedindo e “assinando” seu nome.



Eu costumo pular uma linha para separar introdução, meio e fim do email. Nesse caso foram frases curtas, mas poderiam ser textos maiores.

Lembre-se que o lugar de escrever é no corpo do e-mail, não no assunto, que é reservado para o título da conversa e elucidar sobre o que se trata a questão. Já vi pessoas usarem este recurso, como se o assunto fosse um espaço tipo um torpedo de celular. Isso atrapalha muito a comunicação na hora de se dar uma resposta. Afinal, quem escreve, quer uma resposta, não é mesmo? 🙂

Então fica a dica, pessoal. Um e-mail bem elaborado é certeza de que será lido e respondido.

E para terminar a sexta em ritmo de Natal, nada melhor que uma promoção, né?

A editora Intrínsica, em parceria com o InNet, está oferecendo uma edição do livro do Facebook para sorteio e para participar é bem fácil. Acesse http://migre.me/30d5L e responda a pergunta 🙂

Bom final de semana,
Claudia Sardinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *