Vencedores da Copa Nave Games na GGRF 2017

A GGRF, Geek & Game Rio Festival, foi palco da primeira edição da Copa Nave Games, que teve como objetivo promover a inclusão digital e social dos jovens cariocas. A cultura geek e gamer, que reúne jovens que curtem jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes e séries de ficção e cosplay (fantasias de personagens), está entre os maiores mercados de consumo jovem do mundo.

O torneio reuniu participantes do projeto Nave do Conhecimento, da Prefeitura do Rio, sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). Foi 1 mês de disputas com mais de 1.700 participantes e a Prefeitura premiou os vencedores no dia 23/04, último dia do evento que aconteceu no Riocentro.

O prefeito Marcelo Crivella visitou o festival e, junto com a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, entregou os prêmios aos campeões da Copa Nave.

– Os games são uma febre, e estão tomando esta juventude que traz em seu DNA o desejo de criar novos jogos. Por isso nós estamos oferecendo nas Naves do Conhecimento os cursos direcionados a esta atividade econômica. Com a criatividade do povo brasileiro, certamente revelaremos nesta atividade mais e novos grandes nomes profissionais. Nossa juventude se despertou para este novo conhecimento, com talento, criatividade, sem cair nas armadilhas da violência, e os jovens que participaram da Copa Nave Games mostram que sempre é possível ser vencedor na vida – avaliou o prefeito.

A secretária Clarissa Garotinho comentou a importância deste mercado para a economia carioca e se disse feliz com o interesse despertado nos jovens.

– O Rio aparece na lista dos 10 maiores consumidores de games, mas não figuramos na lista dos produtores. Hoje todo mundo gosta de games, então, podemos tornar isso uma coisa mais produtiva para a nossa economia local. As Naves do Conhecimento têm este papel de apresentar aos jovens da periferia opções para uma vida com mais qualidade, e isso inclui o estímulo e a introdução a profissões que resultem em empregos mais qualificados. A Prefeitura do Rio garante, com os cursos gratuitos, o acesso da população carioca a todo esse universo digital – explicou Clarissa.

O vencedor do game Holodrive foi Ricardo Wesley, de 21 anos, da Nave do Conhecimento de Santa Cruz. Ele treinou mais de 80 horas ao longo de 1 mês. O vencedor da categoria Mario Kart foi o Ayrton Miguel, também de Santa Cruz.

 

Os campeões de cada categoria levaram pra casa um XBox One e vouchers para compras na loja virtual Nuuvem. Os segundos colocados ganharam Headsets usados por atletas profissionais de esportes eletrônicos. Todos os 54 finalistas ganharam o game A Lenda do Herói, produzido em estúdio no Rio de Janeiro.

A Copa Nave Games também funcionou como evento de lançamento do primeiro Curso de Game Design a ser oferecido nas Naves do Conhecimento, cujo primeiro módulo, ‘Introdução ao Desenvolvimento de Games’, iniciado em abril, já conta com 270 alunos nas nove naves. A nova programação faz parte da reestruturação destes equipamentos pela nova gestão municipal, com inclusão da Economia Criativa na pauta didática.

 

RESULTADO FINAL

Categoria Mario Kart
Campeão:  Ayrton Miguel – Santa Cruz
2º.Lugar: Richard Santos – Triagem

 

Categoria Pro Evolution Soccer (PES)
Campeão: Gabriel Cícero – Vila Aliança
2º.Lugar: Renato Robert – Penha

 

Categoria Holodrive
Campeão: Ricardo Wesley – Santa Cruz
2º.Lugar: Raul Tofani – Santa Cruz
3º.Lugar: Hakesh Akira – Irajá
4º.Lugar: João Gabriel Azevedo – Engenho de Dentro

 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *