Dica

Published on novembro 18th, 2015 | by sardinha

0

6 Dicas de como aproveitar a Black Friday no Brasil

A Black Friday (ou Sexta-Feira Negra) foi um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanks Given), que é no mês de Novembro. O nome surgiu no início dos anos 90 quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, por conta da loucura de gente nas ruas… congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.

Depois de muitos anos, outros países começaram a seguir essa tradição. O Brasil só aderiu em 2010, mas nessa época, era tudo muito duvidoso aqui em nosso país e  foram constatadas várias práticas fraudulentas como a maquiagem de preços e falsos descontos. Poucos anos depois a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net), criou o código de ética para a Black Friday com uma lista de lojas participantes e regulamentadas. Seja como for, ainda precisamos ter muito cuidado por aqui para não cair na Black Fraude.

Por isso, fiquem ligados nas dicas de como se dar bem na Black Friday brasileira.

1. Com bastante antecedência, pesquise o preço dos produtos que tem intenção de comprar. Assim, quando chegar a data, você saberá se o valor ofertado realmente vale a pena.

2. Fique atento às lojas que pretendem te enganar ou tirar vantagem. Acesse o site do Procon para saber as lojas que devem ser evitadas: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

3. Cadastre-se nos sites das lojas que já estão anunciando que participarão da Black Friday. Elas costumam enviar suas promoções por email e isso facilita na hora da busca.

lojas_cadastro

http://www.americanas.com.br/blackfriday?epar=bp_nb_00_go_googlegrupoblackfriday01&WT.srch=1&opn=YZMEZP
http://www.extra.com.br/promocoes/blackfriday.aspx

4.  Cadastre-se em sites agregadores, como BlackFriday.com.br ou BlackFridayLegal.com.br

5. Quer mais site que dá dicas de preço baixo? Então siga essa lista abaixo para se divertir buscando. Cadastre-se para receber as promoções!

Baixou

baixou

Buscapé
O site mais famoso de busca de preços também possui aplicativo para celular para facilitar suas buscas. Para baixar o app acesse: http://www.buscape.com.br/celular

buscape

Zoom
Site de busca de preços assim como o Buscapé. Também possui app para celular: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.zoom.zoomandroid ou https://itunes.apple.com/br/app/id938003628

zoom

Já Cotei
Também um site de comparativo de preços como o Buscapé. Também possui app para celular.

jacotei
5. Antes de fechar uma compra, confira a idoneidade da empresa no Reclame Aqui.

reclameaqui
6. Outra dica bastante útil é recorrer ao Mercado Livre. É um ótimo termômetro para saber se os preços estão justos ou não.

mercadolivre

Eu já estou preparada e com minha lista feita. E você?! 😉

Tags: , , ,


Sobre o(a) Autor(a)

Publicitária e TI. Fundadora do Minha Vida Geek. Já forneceu conteúdo para portais como Tech Tudo e Papo Aleatório. Atuante no evento boardgamer SeJoga. Não consegue passar um dia sem assistir um seriado. Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi). Adora ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pelos trânsitos do Rio de Janeiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

error

Gostou desse blog? Então, não esqueça de compartilhar! :)