Games

Published on abril 9th, 2019 | by sardinha

0

Qual modelo de ps4 comprar?

Recentemente um amigo levantou uma dúvida bastante interessante sobre as variações de modelos do videogame Playstation 4: ele não sabia qual modelo deveria adquirir.

Apesar da Sony já estar para anunciar o PS5, ainda tem muito jogo para se aproveitar no PS4. E mesmo que o 5 seja lançado ainda esse ano de 2019, deve demorar um pouco a chegar ao Brasil e, ainda por cima, virá com um precinho pra lá de salgado, com certeza.

Decidir qual o melhor modelo de console comprar pode ser uma tarefa difícil para jogadores casuais e pais que planejam presentear seus filhos com um videogame novo. Por isso o Minha Vida Geek descomplica a história e mostra o que cada versão faz, para que você compre o console certo e não se frustre com a escolha ou gaste mais do que o necessário. 😉

O Playstation 4 vive seu melhor momento, cheio de grandes jogos exclusivos , como God of War que foi escolhido o melhor de 2019. Além disso, está com acesso aos melhores jogos multiplataforma.

 

PlayStation 4 Slim x FAT

O primeiro PlayStation 4 passou a ser conhecido como FAT (de gordo mesmo), uma vez que foi lançada uma versão chamada SLIM (ou seja, magra… fina). Tanto a versão FAT como a SLIM rodam os mesmos jogos com a mesma qualidade gráfica. o PS4 Slim é 40% menor e muito mais silencioso que o primeiro modelo do console, mas não é uma super diferença a questão do barulho.

O primeiro PlayStation 4 foi lançado em 2013 e tem uma estrutura de duas camadas que parecem unidas, uma em cima da outra. Chegou no mercado com um visual bastante moderno. Na versão FAT, os botões de Power e ejetar disco são muitos sensíveis ao toque (muito mesmo!), podendo desligar/ligar o console ou ejetar o disco sem querer inúmeras vezes. E isso aconteceu muuuuito comigo, rs.

O Playstation 4 Slim foi lançado em setembro de 2016. Nessa versão, o videogame ganhou um design com detalhes um pouco diferentes. Sai o acabamento brilhoso e entra um visual totalmente fosco e preto. Além disso, ele possui as bordas arredondadas e um design um pouco diferente.

O Slim suporta Wifi de 5GHz, que é mais rápido do que o modelo original (que só suporta 2.4 GHz). O Slim possui suporte para Bluetooth 4.0, dando uma performance melhor de áudio. Outra adição é que ele tem suporte a USB 3.1, que é duas vezes mais rápido do que o 3.0 do FAT e consome 165 watts de energia, enquanto o modelo antigo consome 250 watts. Para gravação de vídeos e transmissão, o console SLIM só transmite e grava em até 720p. Um ponto também a ser levado em consideração é o tempo de uso continuo do console. Alguns usuários já relataram problemas de superaquecimento do console, então se você é um gamer que costuma jogar por muitas horas seguidas, pode ser que este modelo não te atenda. Os antigos botões touch (que já haviam sido substituídos por mecânicos nas séries 12XX do modelo clássico) foram redesenhados e também reposicionados no modelo SLIM.

O Slim é bonito? Sim, mas não traz tantas melhorias em cima do original. Se, por acaso, você já tem o original e este funciona perfeitamente, não tem porque comprar o modelo Slim. Já se será seu primeiro PS4 e você não pretende comprar uma TV 4K tão cedo, ou não é uma pessoa tão ligada em imagem, a melhor opção fica com o PS4 SLIM. Seu desempenho é bom e o preço é acessível.

 

Playstation PRO

Se você pretende entrar agora para a família PlayStation e já possui ou pretende possuir uma TV 4K em breve, o modelo PS4 PRO é para você. Essa versão roda os mesmos jogos que as versões anteriores. A diferença principal está no desempenho dos jogos que, para os jogadores mais ávidos, é motivo mais que suficiente para optar por esse console mais caro. Em vários jogos é possível notar a diferença que o HDR e a imagem em 4K faz nitidamente. Em relação a gravação de vídeos, o console é capaz de gravar vídeos em 1080p 60fps e também transmitir nessa resolução para o Youtube, opção que agrada muito a quem curte transmitir suas jogatinas.Isso significa suporte a resoluções mais altas, como 1440p; upscaling de conteúdo para 4K e suporte ao HDR (High Dynamic Range). Assim, mesmo em TVs mais simples, o console é capaz de entregar imagens nítidas e com mais detalhes. Então, o console é um tanto mais caro que as demais versões, mas se você gosta de usufruir o máximo de qualidade de imagem e ter um console com alto desempenho, o PS4 PRO é sua opção.

A carcaça também sofreu algumas alterações, principalmente se compararmos com o PS4 padrão e o SLIM. O modelo PRO é mais semelhante ao modelo mais fino em alguns quesitos. O HD foi realocado para um compartimento discreto localizado em uma das laterais tanto no modelo PRO quanto no SLIM. Por ser mais potente e mais robusto, o PRO é mais pesado totalizando 3,3 Kg. Ele também vem com opções de armazenamento de 1 ou 2 TB, além de 3 portas USB, 1 a mais que o PS4 FAT e o PS4 SLIM.

A luz de status, que antes era destaque da parte superior do console do PS4 FAT, no SLIM, foi resumida a um detalhe no botão de ligar/desligar, e no Pro foi remanejada para a parte frontal.

 

 

Qual modelo de PS4 suporta HDR?

Atualmente, graças à uma atualização liberada em 2016, todos os modelos de PS4 suportam HDR.

 

Quadro comparativo

PlayStation 4 PlayStation 4 Slim PlayStation 4 Pro
CPU
1.6GHz 8-core AMD custom “Jaguar” CPU 1.6GHz 8-core AMD custom “Jaguar” CPU 2.1GHz 8-core AMD custom “Jaguar” CPU
GPU
AMD graphics integrada com clock a 800MHz com 1.84 teraflops de performance AMD graphics integrada com clock a 800MHz com 1.84 teraflops de performance AMD Polaris graphics integrada com 4.2 teraflops de performance
RAM
8GB GDDR5 8GB GDDR5 8GB GDDR5 + 1GB DDR3
Armazenamento
500 GB 500 GB ou 1 TB 1 TB
Dimensões
12. x 10.8x 2 polegadas 11 x 10 x 1.5 polegadas 12.8 x 11.6 x 2.1 polegadas
Peso
2,8 Kg 2 kg 3,2 Kg
Cor
Preto ou branco Preto Preto ou Branco
Drive óptico
Blu-ray/DVD Blu-ray/DVD Blu-ray/DVD
Networking
Gigabit Ethernet, 802.11 B/G/N, 2.4GHz, Bluetooth 2.1 Gigabit Ethernet, 802.11 B/G/N/AC, 2.4GHz, 5GHz, Bluetooth 4.0 Gigabit Ethernet

802.11A/B/G/N/AC, 2.4GHz, 5GHz, Wi-Fi, Bluetooth 4.0

Joga Online?
Precisa de PS Plus Precisa de PS Plus Precisa de PS Plus
Portas
HDMI, analog-AV de saída, 2xUSB 3.0, AUX, S/PDIF HDMI, analog-AV de saída, 2xUSB 3.1, AUX HDMI, 3x USB 3.1, 1x Gigabit Ethernet, 1x PS Camera, S/PDIF, AUX
HDR
Sim Sim Sim
4K?
Vídeo apenas Vídeo Apenas Vídeo e Jogos

 

Bom, espero ter esclarecido as dúvidas entre os modelos e ajudado na escolha do seu console. E se você tem mais alguma pergunta sobre o videogame da Sony, pode perguntar aqui nos comentários.

 



Sobre o(a) Autor(a)

Claudia Sardinha não consegue passar um dia sem assistir um episódio de seriado (já são uns 40 na lista). Ama jogar videogame e é viciada em resident Evil (e nunca diga que é jogo de zumbi perto dela). Adora jogar FPS no PC e ler livros de fantasia nas longas viagens de ônibus pro trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑