Aplicativos para aumentar a velocidade do Android

A mania de aplicativos para smartphones acaba nos levando a entupir o celular com mil coisas, causando assim, lentidão na hora do uso diário.

Para quem tem um android e pensou em apagar tudo, calma. Existem aplicativos (claro) que aumentam a velocidade do seu dispositivo android, bem como algumas configurações que podem ajudar a acelerar os processos. Muitos aplicativos desse tipo exigem que você acesse seu android em modo root, mas hoje vamos mostrar como melhorar a performance sem precisar desse trabalho todo.

A primeira dica é ajustar as configurações do seu smartphone para economizar o tempo de acesso. Por exemplo, ir em configurações e tirar todas as animações. Você também pode desabilitar os plugins do seu navegador. Clique no menu dele, vá na opção “mais” e clique em configuração. Depois é só ir em plugins e desativar. Assim as páginas abrirão no modo mais rápido possível sem ficar procurando por plugins.

Tirando plugins (Foto: Claudia Sardinha)

Evite usar Wallpapers Animados ou Live Wallpapers, pois toda vez que voltar a tela inicial, isso será mais uma coisa para ser carregada pelo seu aparelho. Também é interessante reduzir o número de widgets e ícones em sua tela inicial. Ambos requerem que o sistema operacional de seu smartphone redesenhe os ícones e widgets toda vez que você volta para a tela inicial. Uma boa sugestão para os ícones é criar folders.

Outra boa medida é desinstalar aplicativos que você nunca usa. Acredite, eles existem. Hoje em dia, com a quantidade enorme de aplicativos gratuitos, temos a tendência de fazer download de muita coisa inútil. Alguns aplicativos ficam funcionando mesmo quando você não está usando. Isso, com certeza, deixa seu aparelho ainda mais lento.

Falando em aplicativos, para acelerar seu aparelho é interessante usar uma interface de tela inicial, como por exemplo, o Go Launcher EX ou o Launcher Pro, ambos gratuitos. Esses aplicativos agilizam a volta para a tela inicial quando você sai de um programa e também ajudam a manter sua tela inicial organizada. Assim, você pode gastar menos tempo procurando e mais tempo usando o telefone.

Usando Go Launcher (Foto: Claudia Sardinha)

Ter uma barra de atalhos também ajuda, afinal, elimina a necessidade de vários ícones na tela inicial. Para isso, existe o Power Strip, aplicativo que dá acesso a widgets, outros aplicativos, e outros atalhos, mesmo sem você ter que sair da tela que você está. É bastante útil para alternar nas funções certas, ou mudar a faixa de música sem sair do seu aplicativo de trabalho.

Comece experimentando essas dicas. Você verá que não há necessidade de root para agilizar seus processos no smartphone.

10 thoughts on “Aplicativos para aumentar a velocidade do Android

  1. Peguei meu Motorola Defy tem 2 dias,estou surpreso com a quddaiale do aparelho e o Android 2.1.Quanto ao Freeware Lovers,se no Android Market ne3o descobriram uns apps maliciosos,sere1 que esse ne3o pode ter tb??

    1. Olha, atualizar a versão do android depende do hardware do seu aparelho. Procure na internet se é possível colocar o seu aparelho na versão 4.0. Se não, vc até pode colocar à força, mas não será a mesma coisa.

  2. Ola, por favaor me mostre um apps que funcioner realmente para melhorar a conexão de rede do meu Celular android 2.3 xperio sony(tanto para telefonia como para internet).

    1. Esse negócio de aplicativo que melhora conexão de rede é mentira. A rede somente será boa se ela for boa. Não queira fazer milagra com uma internet de 1 mega, por exemplo, rs. E se sua operadora é TIM, aí vc senta e chora…rs.
      Na boa, se está achando ruim, troca de operadora. Eu fiz isso, vai por mim 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *