Gastando pouco com seu celular no exterior

É normal carregar o celular para cima e para baixo. Principalmente os smartphones e tablets, pois com eles fazemos de tudo. Fotos, jogar um game favorito enquanto espera por algo, verificar e-mails, atualizar o perfil nas redes sociais e tal. Mas o que parece pura diversão, pode se tornar uma grande dor de cabeça de muitas centenas, talvez milhares, de dólares. Tudo por causa de um detalhe chamado “roaming”.

 

Esse é o nome dado ao uso do celular fora de sua área de origem. No caso das ligações internacionais ou de acesso à Internet, o custo das tarifas de interconexão – a taxa que uma operadora paga para usar a rede da outra – é altíssimo. E sai do seu bolso, acredite.

Muita gente desconhece a existência dessas tarifas. E mesmo quem se cuida para não utilizar a linha, acaba esquecendo que o mesmo custo funciona para o uso da Internet também. Muitos aparelhos vem com aplicativos pré-configurados para receber informações automaticamente. Notícias, atualizações de redes sociais, e-mails etc, todo esse fluxo automático tem um custo já embutido no pacote fechado com a operadora. Mas no exterior, cada vez que uma conexão é estabelecida, uma tarifa bem mais alta é cobrada. Você paga caro pela comodidade, sem necessariamente precisar dela.

Mas como escapar disso tudo e ainda sim poder usar o celular sem preocupações?

Há várias formas de se cuidar para usar o celular no exterior de forma econômica. Isso também se aplica a tablets e laptops que possuam modem 3G.

Vá na configuração do seu aparelho e procure pela informação de rede. Certifique-se de que a opção Data Roaming está desligada (off). Assim seu telefone não ficará acessando a rede automaticamente. Também configure os demais aplicativos (como redes sociais, por exemplo) para acesso manual.

Outra alternativa é investir num chip da operadora do país e usá-lo para suas ligações. Se você acredita que, realmente, precisará acessar muito a Internet, verifique com sua operadora se há planos de dados para viagens internacionais.

Também existem aplicativos que permitem falar (como Skype), trocar mensagens (como MSN) e enviar arquivos que se utilizam da Internet, claro, mas nesse caso você pode se aproveitar da rede sem fio do hotel ou de um café / restaurante.

 

Fonte: Cult of Mac e BCF

Quem Escreve

3 thoughts on “Gastando pouco com seu celular no exterior

    1. Honestamente não sugiro acessar banco no celular. Nem muito pela questão de vírus, mas porque as informações podem ficr armazenadas nele… aí, sabe como é.. vai que vc perde ou é roubado. Moramos no Brasil né? rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *