Como entender um blog?

Há algum tempo tenho ouvido de amigos (inclusive da área de informática) que é complicado entender um blog.

Analisando essa questão, podemos realmente perceber que existe toda uma linguagem própria deste veículo. Claro que eles possuem coisas em comum com sites (que já falamos em “Qual a diferença entre Site e Blog?” ser um pouco diferente).

Um blog, seja ele no wordpress, blogger, multiply ou qualquer outra plataforma, tem por padrão a possibilidade de se fazer um comentário ao final de cada postagem.

E como identificar uma postagem?

São sempre textos datados, precedidos de um título em destaque (como exemplos abaixo). Em algumas plataformas de blog, ao final vem escrito “postado por…”.

postagem1

postagem2

Todas as postagem dos blogs são colocadas uma seguida da outra. A mais nova fica em cima, mas não separada da anterior. Isso muitas vezes confunde o leitor menos habituado com a dinâmica dos blogs.

E é, ao final de cada postagem, que surge a opção de comentar o texto lido. É neste ponto que as pessoas se atrapalham um pouco. Isso porque, logo abaixo, há outra postagem. Então, esse link de comentário refere-se ao de cima ou ao de baixo? E o link de comentário, normalmente é tão pequeno, que passa despercebido.

coment1

coment2

Existem muito mais detalhes a serem explorados como, por exemplo, as pessoas que colocam anti-spam na área de comentário (no meu blog mesmo tem um). Isso é um modo do blogueiro se proteger de não-humanos (rs), isto é, programinhas maldosos (chamados robôs, do inglês bots) feitos por humanos também maldosos para escrever besteira, poluindo o blog e, muitas vezes, até ofendendo e espalhando vírus.

antispam

Também tem o “modus operantis” da plataforma Blogger, que mais parece que não quer que a pessoa comente, de tanta informação que exige..rs, chegando a fazer acreditar que, somente quem tem uma conta no Google é que pode comentar. Mas, lendo logo abaixo, percebe-se a opção de usar apenas Nome e página do seu blog (URL) e até escrever como anônimo.

antispam2 copy

Esses são os primeiros passos para conseguir se entender nesse mundo ainda pouco explorado. Numa outra oportunidade falaremos dos widgets e todos os fru-frus que existem nos blogs por aí..rs.

Abração,
Claudia Sardinha

15 thoughts on “Como entender um blog?

  1. Oi Sheila e Lila’h,

    Legal que gostaram do blog.
    Aqui a idéia é explicar a informática de forma simples. O espaço aberto para comentário não é obrigatório 🙂
    Esse espaço existe para as pessoas tirarem dúvidas sobre um tópico que tenha sido falado por aqui, ou até mesmo para dar opinião, fazer crítica ou sugestão.

    Sejam sempre bem-vindas.

    Abs,
    Claudia

  2. Olá Claudia,

    Parabéns pelo blog!

    Eu sou iniciante neste mundo, mas estou adorando a possibilidade de compratilhar informações sobre temas específicos na web. Tenho uma dúvida… eu conseguiria colocar links na parte de cima do meu blog (blogger) para as pessoas acessarem, como foi feito neste blog (home, a idéia…) ou isto é somente possível para sites hospedados na internet?

    1. Tudo depende do tema (ou template) que você usa. Tem uns que já existem espaço para isso. Os que não possuem, com o blogger você pode criar. Quando você vai em editar postagem, tem a opção editar/criar página. Ali é que se criam as abinhas do estilo do meu blog, caso seu template não as possua 🙂
      Em breve farei um post sobre isso. Espero que consiga montar no seu com essa rápida dica.
      Depois escreve aqui seu blog para compartilhar com as pessoas 🙂
      Abração.

  3. como faco pra atrair investidores e ou patrocinadores para meu blog?isso e muito dificil?qual e o beaba,pra criar um site,ter bastante seguidores e profissionalmente ter retorno financeiro?

    1. Vc deve investir no visual do seu blog, escrever com frequencia e ter bons textos. Depois de conseguir bastante visitas, aí vc pode procurar anunciantes e tal. Até lá, somente anuncios de afiliados mesmo, como submarino, hotwords, loomadee etc.

  4. sua pagina e massa ajuda pra caramba,eu gostaria de me aperfeiçoar mais na area da internet,sou bb ainda rsrs,mais adoro fuçar em tudo,e estou querendo criar um blog para dividir minhas ideias e experiencias do dia a dia,ja que tenho bastante tempo livre,,apesar de nao saber nem por onde começar,suas dicas me foram de bastante serventia,bj florzinha

  5. Claudia Parabéns pelo seu Blog , extremamente útil para todos !!! Estou engatinhando no bloguer e queria saber como colocar o botão Pinterest junto aos demais já que não sei porque ele não consta na escolha dos gadgets …Se puder me ajudar te agradeço muitissimo , abraço Danny

  6. Oi, tô bem no início do blog e do projeto: Europa em Motor Home por um ano…aceito dicas…bjs

    Viagem 365: Viagem 365
    viagem365.blogspot.com/2015/02/viagem-365.html

  7. Prezada webfriend tua proposta é boa.Realmente os oldzinhos precisam de uma mãozinha para sair deste atoleiro tecnológico que vitima todas as categorias cronológicas.Do lado dos sêniores onde me incluo temos algumas vantagens como o tempo disponível,um certo lastrinho financeiro e a escolaridade.É verdade que esta categoria social possui um certo misoneísmo com relação as coisas novas mas…Tomara que tu nos alcance mas não esqueça que a aposentadoria não é uma nova reencarnação mas um período semelhante a graduação e a pós-graduação com direito a um pós-doutorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *