Cuidados que deveríamos ter

Seguindo com mais um post da série segurança, hoje falaremos dos cuidados que devemos ter com o meio externo ao computador.

Isso mesmo! Ou você acha que só anti-vírus salvará sua máquina?

Pense no computador como um filho… rs. Não adianta dar remédio para gripe, se ele continua andando descalço no chão frio, né?

Bom, a primeira coisa antes de, sequer, pensar em ligar um computador, é verificar a parte elétrica. Acredite ou não, a maioria das pessoas ignora essa parte. Vai logo metendo o bichinho na tomada e usando deliberadamente. Se o computador não estiver aterrado ou ligado a um estabilizador, então, nem comece a usá-lo.

Uma dica importante é deixar uma tomada somente para o computador. Nada de colocar benjamim ou filtro de linha e plugar 300 equipamentos puxando energia do mesmo lugar. É estrago na certa.

emaranhado de fios
emaranhado de fios


Outra sugestão é, se parar de usar o computador por algum motivo, mas for voltar logo (no máximo em 1 hora), é preferível deixá-lo ligado. Ficar desligando e ligando encurta a vida útil do equipamento.

Um último detalhe, mas não menos importante: limpeza.

Esqueça as doenças, a roubalheira… a poeira é o mal do século, vocês não sabiam?! rs

Os danos causados pela sujeira podem ser irreversíveis!

limpando o computador
limpando o computador


Portanto, limpe bem a área onde fica o computador. E, sempre que possível, com ele desligado (claro), limpe-o por dentro. Com um pincelzinho mesmo, espanando a poeira para longe dali.

Com esses cuidados, tenha certeza de que você estará garantindo menos dor de cabeça 🙂

Abraços e bom fim-de-semana 🙂
Claudia Sardinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *