como instalar um blog wordpress 3.0

Há alguns dias recebi um telefonema inusitado. Do outro lado da linha estava Dona Inês, leitora do blog, uma senhora aposentada, mas atuante no meio de comunicação e produção de eventos, que ligava diretamente de Cuiabá, Mato Grosso.

Primeiro fiquei feliz com o alcance que o blog está tendo. E segundo, com o desembaraço dela com a Internet.

Uma senhora de mais de 60 anos, me procurando para tirar dúvidas sobre blogs.

O mais interessante foi ela dizer “eu já instalei o wordpress, mas preciso esclarecer alguns pontos que ainda não entendi.”.

Perceberam, então, que com um mínimo de dedicação é possível se inteirar das novas tecnologias?

E a versão do WordPress 3.0 está mais fácil ainda! E até já tem versão em português 🙂

Primeiramente, vamos entender o “instalar” o wordpress.

A versão de instalação é para quando você usa um local de hospedagem. Essa versão nos permite personalizar no blog muito mais do que a versão sem instalação que fica no site wordpress.com (funciona como o blogger e já tem versão em português também).

Voltemos a falar na versão que temos que instalar. Faça o download do programa wordpress 3.0 no site http://br.wordpress.org/

Salve o arquivo num local qualquer do seu computador. Depois você deve descompactar o arquivo .zip clicando com o botão da direita e mandando extrair tudo.

Uma instalação do WordPress é composta de uma pasta principal, chamada inicialmente de “wordpress” (conforme já citado acima), a qual contém uma série de arquivos e também 3 subpastas, conforme abaixo:

  • wp-admin
  • wp-content
  • wp-includes

Você terá que fazer uma alteração num desses arquivos. Para isso você deve ir no seu provedor, acessar seu painel de controle e criar um Banco de Dados MySQL.

Normalmente é simples. Você diz um nome pro banco, um nome de usuário, uma senha e clica no botão criar.

Depois, abra o arquivo “wp-config-sample.php” (botão da direita, abrir como bloco de notas) que se encontra dentro da pasta “wordpress” (no pacote de instalação que você baixou), e efetue as modificações abaixo:

O arquivo se encontra da seguinte maneira:

“define(‘DB_NAME’, ‘nomedoBD’); // O nome do Banco de Dados
define(‘DB_USER’, ‘usuarioMySQL’); // Seu usuário MySQL
define(‘DB_PASSWORD’, ’senha’); // …e senha
define(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // Provavelmente você não precisará trocar este valor”

E você deverá alterar somente os seguintes dados:

  • nomedoBD: substitua pelo nome da base de dados criada conforme instruções acima.
  • usuarioMySQL: substitua pelo usuário com acesso à base de dados.
  • senha: substitua pela senha do usuário com acesso à base de dados.
  • localhost: geralmente, este valor não deve ser alterado. Entretanto, caso existam dúvidas neste ponto, entre em contato com sua empresa de hospedagem e verifique “onde estão rodando” suas bases de dados.

Após as alterações acima, salve o arquivo com o seguinte nome:

wp-config.php

Você deverá salvar este arquivo na mesma pasta onde se encontrava o anterior “wp-config-sample.php”, ou seja, na pasta “raíz” de sua instalação do WordPress.

Por fim, pegue todos os arquivos baixados do wordpress, incluindo esse que você alterou e mande por FTP para sua hospedagem.

Aí, é só você digital www.seusite.com.br/wp-admin/install.php e a tela do wordpress aparecerá para você escolher o título do blog, usuário e senha.

Pronto! Comece a postar 🙂

17 thoughts on “como instalar um blog wordpress 3.0

  1. Ola Claudia Sardinha, meu nome é Hiana Leal, e eu gostaria ( se vc pudesse é claro) me dar uma ajudinha com o WordPress! sempre visito seu blog e aco ele mtoo interessante.
    Eu possuo om blog mas é do Blogger, e estou querendo migrar para o WordPress, mas nõa estou conseguindo configurar o banco de dados 🙁 já tentei inumeras vezes e nao obtive sucesso em nenhuma, sempre procuro tutoriais e cada um encina de uma forma, gostaria ke vc esclereçesse algumas dúvidas minhas:
    1º pra eu instalar o WorPress no meu pc e “controlar ele” do meu PC, preciso pagar um hospedeiro?
    2º se eu já tiver um dominio, como insiro ele no WordPress?
    3º as paginas que eu criar no WordPress serão estaticas?
    Se puder esclarecer minhas dúvidas ficarei grata!!
    Desde já Mto Obrigada!!

    1. Oi Hiana, que bom que gosta do blog e é uma leitora assídua. Espero que as dicas que ofereço possam sempre te ajudar 🙂

      Qto as suas dúvidas, segue abaixo:
      1º pra eu instalar o WorPress no meu pc e “controlar ele” do meu PC, preciso pagar um hospedeiro?
      Resp.: Se vc quer um blog (ou site) com domínio próprio e, principalmente, importar seu antigo blog do blogger para o wordpress, SIM… vc tem que ter uma hospedagem. O wordpress que a gente faz download é grátis, mas ele precisa estar alocado em algum lugar. É na hospedagem, inclusive, que vc vai criar o banco de dados de acordo com a instrução do suporte da hospedagem.

      2º se eu já tiver um dominio, como insiro ele no WordPress?
      Vc não insere o domínio no wordpress. É o contrário. Vc insere o wordpress no dominio. Como? Pagando uma hospedagem. Vc paga um local de hospedagem e o domínio. Aí vão liberar um lugar lá na hospedagem para vc colocar arquivos. É lá que vc coloca o wordpress do jeito que ensinei. É lá tb que vc cria o banco de dados 🙂

      3º as paginas que eu criar no WordPress serão estaticas?
      A primeira página do wordpress é tipo blog. As demais serão estáticas (tipo o Tecnologia Outonal, repara só nas abas no topo do blog. A Home é onde ficam os posts. As demais são estáticas. Porém, há informações de que a versão 3 do wordpress muda isso, fazendo aparecerem outras páginas tipo post. Mas isso ainda não testei para confirmar se funciona

      Espero ter ajudado e esclarecido suas dúvidas.
      Qq coisa, pode escrever novamente. Volte sempre! 🙂

  2. Oi, sou eu, a ines. imagine voce que acabei por procurar uma jovem que está cursando o ultimo ano de tecnologia. Acabei apresentando-a à você dando-lhe as informações sobre o site. Ela tembém gostou tanto que vai fazer mudanças no dela. Você está de parabéns com esse trabalho, mesmo porque é muito clara nas suas explicações e não esconde dados importantes. Isso se chama altruismo. Breve estarei divulgando o meu blog, por enquanto estou em fase de gestação e tal como alguem que espera um filho estou com a mesma anciedade. Só que na gravidez voce quer saber se será menino ou menina e no meu caso é:- como vou me sair? será que o publico vai gostar? Haverá acessos? será que estarei sempre inspirada para escrever meus artigos?… e por ai vai. Vamos aguardar. Uma boa noite e obrigada por ser tão simples e tão descomplicada. Tenho aprendido muito com você. ines

    1. Oi Inês, tudo bom? Acabou que não nos falamos por Skype, né?
      Bom, qdo quiser tirar qq dúvida, pode me escrever ou me procurar por lá 🙂
      Agradeço seus elogios e indicações. E fico feliz em saber que está colocando seu projeto em prática. Os primeiros momentos de nascimento de um blog são assim mesmo, cheios de incertezas. Se puder, sugiro assistir ao filme julie & julia que fala muito sobre essa questão, acredite.. vale apena assistir.
      Assim que estiver pronto, compartilhe aqui o endereço. Terei prazer em divulgar.
      Abração, Claudia

  3. Eu estou com um pobrema, eu uso FileZilla para instalar WordPress 3.0 mas ele não ta passando todos os arquivos, lá ta assim Razão Senha incorrecta, mas esta tudo serto sera que é erro da hospedagem

    1. Bom Diogo, nesse caso vc deve entrar em contato com sua hospedagem para saber o motivo. A hospedagem que fornece a senha de acesso ao ftp. Só eles podem resolver 🙂

  4. Nossa, muito legal as suas dicas, vou poder utilizá-las muitas vezes! Eu tenho um blog lindo! Posto sempre meus artesanatos, até contratei uma emrpesa de hospedagem, a inter.net, ela é ótima! Sempre me ajuda quando ligo lá e tudo mais, mas quero aprender sozinha sabe, como agora! Muito obrigada!

  5. Olá amigo… vc esta sendo uma luz no fim do túnel rsrs… me da uma dica por favor… eu tenho um domínio e ele suporta php e eu tenho uma templete em php q eu quero usar… como eu rodo essa templete no meu domínio ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *