Criando um site de venda online

Na semana passada indiquei como instalar o WordPress 3.0 para criar seu site ou blog.

Essa ferramenta de auxílio ao layout do site é conhecida como CMS.

Pode traduzir, Claudia?

Claro! CMS é a sigla de Content Management System, ou seja gestor de conteúdo. Ficou na mesma? rs

Sempre que um texto é publicado na web, uma imagem é apresentada ou um vídeo é visto, existe uma ferramenta de gestão de conteúdo por trás fazendo todo o “trabalho sujo” de gerenciar cada peça do conteúdo de forma organizada, num ambiente visual extremamente amigável e de fácil utilização por qualquer pessoa. Esta é sua principal função: organizar aquilo que precisa ser organizado.

A maioria dos CMS da atualidade permitem que sites sejam alterados no seu design pelo uso de conjuntos gráficos (conhecidos como temas ou templates), de forma rápida e simples.

São conhecidos como as ferramentas “Do it Yourself” (faça você mesmo).

Existem vários CMS por aí. O WordPress, que tanto gosto, é um deles. Tem também o Joomla, Drupal, Magento, entre outros, como o que falaremos hoje – o osCommerce (pronuncia-se /ós Cômerci/).



Esse CMS é muito bom para montar sites de venda online, os famosos e-commerces.

O osCommerce também já tem versão em português, o que facilita bastante para muita gente. Vou mostrar um passo-a-passo de como proceder com a instalação do osCommerce, que em muitos momentos, lembra a instalação do WordPress.

Você deve ter uma hospedagem para instalar o osCommerce e eu recomendo a Hostnet, que oferece um suporte especial para CMS num geral e, acreditem, tem um modo de instalação muito mais simples do que esse tutorial que apresento hoje.

Você terá de criar um banco de dados da mesma forma ensinada no post anterior.

Faça o upload dos arquivos no diretório public_html do seu sevidor ou em www no localhost.
Uma vez feito isso, digite no seu navegador: http://www.seudominio.com.br/install.
Vamos ver nas imagens abaixo os passos para a instalação.

1) Para iniciar a instalação clique em install.



2) Clique em Continue.

3) Para a instalação em localhost, por exemplo, faça como na imagem. Caso estiver no seu servidor web, deve-se por o Username, senha e o nome do banco de dados.

4) Aparecendo esta imagem significa que a instalação foi bem feita, clique então em continue.

5) Clique em continue

6) Se o servidor de hospedagem aceita a conexão secura através do server SSl, deve-se ativar, marcando o quadrado da opção, como aparece na imagem.


7) Clique em continue


Clicando em Catalog temos acesso a loja e, em Administration Tool, no menu de administração.


Depois, apagamos a pasta install, do diretorio. Agora temos que proteger a pasta admin da loja e para fazer isto temos que usar o Cpanel.

Faz-se o login no Cpanel e usa-se a opção “Proteger diretórios com senha”.
Para mudar os escritos iniciais, temos que abrir o arquivo index.php que está dentro de /includes/language/portugues/.

O próximo passo é entrar em admin (www.nomedoseusite.com.br/admin) ou http://localhost/nomedasualoja/admin e fazer o login no CMS.

Configuração > minha loja e selecione nome da loja, depois clicamos em editar para por o nome da loja e por último em atualizar para gravar as informações.


Pronto. Você instalou o CMS que vai te ajudar a criar sua loja virtual.

Para mais informações sobre o osCommerce, acesse o site oficial www.oscommerce.com e para saber mais sobre o osCommerce pela Hostnet, acesse o site deles Como Criar seu Site.

Boa sorte e bons negócios 🙂

Claudia Sardinha

16 thoughts on “Criando um site de venda online

  1. Olá Cláudia,

    Parabéns pelo post, seu tutorial ficou bem legal. Realmente o osCommerce é um sistema muito bom para quem quer abrir uma loja virtual. Primeiro pq o seu desenvolvimento já tem muitos anos, além de muitas lojas o utilizarem. Segundo que sua comunidade é muito grande e as contribuições que eles fazem são numerosas e implementam uma variedade muito grande de funções que não existem no osCommerce padrão. Tudo isso faz o software ser confiável e ao mesmo tempo flexível para se adaptar às necessidades particulares de cada um. Só tem um porém, a pessoa que quiser customizar o osCommerce vai precisar entender um pouquinho de programação.

    Se alguém precisar de uma ajudinha profissional, trabalho em uma empresa que presta o serviço de criar loja virtual. Nossa solução utiliza o sistema open source osCommerce como base, e realizamos customizações visuais e funcionais, planejamento, treinamento, suporte, marketing (SEO entre outras ações).

    Abraços.

    1. É Bruno, vc tem razão. Para se aprofundar no CMS, é necessário maior conhecimento, se não, os sites ficam todos com a mesma cara de template padrão 😛
      Parabéns pelo trabalho que sua empresa faz. Entrei no site e gostei principalmente do portfolio 3D.
      Reparei tb que vcs são de Juiz de Fora. Se a pessoa quiser fazer serviço com vcs, sendo de outro estado, vcs fazem? Ah, como vc chegou ao blog Tecnologia Outonal? Fiquei curiosa 😛

  2. Oi claudia sardinha,
    (Deve ser uma parente distante)
    Eu estou querendo criar um loja virtual mas não entendo nada de programação.
    Vc tem como me instruir o que devo fazer passo a passo para criar um site de vendas?
    Aguardo

    1. Cara, de repente vc é parente distante, né? Quem sabe?!
      Qto a questão de montar lj virtual, eu trabalho com isso. Infelizmente não tenho como te dar dicas à respeito, mas se vc quiser contratar meus serviços, posso fazer um preço mais camarada 😉
      Abração!

  3. ola claudia sardinha,estou vendo aqui e gostei,preciso de um site onde a pessoa possa clicar em um link que a leve para um video,mais antis tenha que pagar,ou seja paga se para assitir o video,são video de curso, isto é possivel?e preço como é?
    obrigado

    1. Isso é possível sim. O preço é vc quem determina. As formas de pagamento vc tb determina. Tudo isso pode ser criado. Se tiver buscando um profissional para fazer isso para você, pode falar comigo 😉

    1. Vc pode ter aula de como fazer um site de e-commerce com alguém ou contratar alguém para fazer pra vc. Eu dou aula (se vc for do Rio) e tb crio sites. Podemos conversar 😉
      Manda um e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *