Como proteger seu PC na Internet?

Essa dica é, claro, muito mais voltada para usuários de Windows do que usuários de Linux e Mac (ditos mais seguros).

Por que usuários de Windows são mais suscetíveis a problemas de segurança? Pelo simples fato de existirem em maior número.

Então, o que devemos fazer para proteger nosso computador quando navegamos na Internet?

A primeira coisa é manter sempre atualizado o Windows Update.  Depois, instale a versão mais atual do seu navegador favorito (eu prefiro o Mozilla Firefox) e mantenha-o atualizado. São os melhores jeitos de evitar problemas online. Na maioria dos casos, a versão mais recente de um navegador contém correções de segurança e novos recursos que podem ajudar a proteger o seu computador e a sua privacidade, quando você está online. Além disso, muitos navegadores oferecem atualizações de segurança periodicamente.  Então, sempre instale atualizações para seu navegador assim que estiverem disponíveis e ative os recursos de segurança do seu navegador.

Evite senhas básicas como datas de nascimento ou nomes. O ideal é que sejam senhas complicadas, ou seja, que envolvam letras maiúsculas e minúsculas, além de números. Eu sempre sugiro ter, pelo menos, duas senhas diferentes. Uma será usada apenas em situações importantes, como e-mails, acesso a contas de pagamento online e coisas desse tipo. A outra senha seria para todo resto. Assim, você pode se cadastrar em mil sites diferentes sem estar expondo sua senha principal 😉

Muita atenção também ao usar um computador público, como o de uma LAN House, por exemplo. Sempre que terminar de usar, desconecte-se de todos os sites e limpe o histórico do navegador.

Programas de segurança

Instale um bom antivírus, firewall e anti-spam. Se você executar programas, como um de mensagens instantâneas ou um jogo em rede com vários participantes, que precise receber informações da Internet ou de uma rede, o firewall perguntará se você deseja bloquear ou permitir a conexão. Se você optar por permitir a conexão, o firewall criará uma exceção para que você não se preocupe com isso novamente no futuro. Se você desejar bloquear, nunca mais conseguirá acessar o programa ou site (a não ser que entre na configuração do firewall e mude isso manualmente).

Uma vez instalado o antivírus, mantenha-o atualizado e faça verificações em sua máquina semanalmente. A maioria dos programas permite que seja feita uma programação, tornando isso automático, para que você não precise lembrar-se disso o tempo todo.

Com relação a programas de segurança, eu gosto muito das Soluções Home & Home Office do Comodo. Você pode baixar gratuitamente o Antivírus, Firewall, Internet Security, Anti Malware, Cleaning Essentials (que elimina qualquer processo duvidoso que esteja rodando no seu PC) entre outros.. É gratuito, completo e muito bom. Basta acessar aqui e baixar tudo que for free 🙂

Sites seguros

Guarde suas informações pessoais com muito cuidado. Se um site pedir o número do seu cartão de crédito, informações bancárias ou outras informações pessoais, verifique se o sistema de transação é seguro e se você pode confiar nesse site. Basta observar se aparece um cadeado amarelo fechado.

Evite baixar qualquer coisa de sites que possuam vários pop-ups abrindo e/ou imagens pornográficas. Esse é um potencial site transmissor de vírus.

Salas de bate-papo

Muitas pessoas entram em chats para conversar e até paquerar. Isso é absolutamente normal. Porém, cuidado para não fornecer seu telefone de casa (ou trabalho), nem endereço para a pessoa que acabou de conhecer. Nunca se sabe se a pessoa é quem realmente diz que é.

Dicas para usar email com segurança

Tenha cuidado ao abrir anexos de email. Nunca entre em links enviados por e-mail, a não ser que você tenha certeza que eles vêm de uma pessoa confiável. E se você conhecer o remetente mas não estiver esperando um anexo, verifique se ele realmente o enviou antes de abri-lo.

Cuidado ao clicar em links em mensagens de email. Clique somente em links de mensagens de email que você tenha certeza serem legítimas.

 

Com essas dicas e softwares de segurança, você não está 100% garantido, mas vai dificultar bastante a vida dos hackers 😉

Abraços e bom fim-de-semana
Claudia Sardinha

6 thoughts on “Como proteger seu PC na Internet?

  1. Olá Claudia,graças a Deus que encontrei vc para me alertar com tanta informações preciosas.Sou iniciante e desejo muito aprender a usar a internet de forma segura. Parabéns pelo seu trabalho ,agora sou sua fã numero1.Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *