Dread: um RPG de Terror usando Jenga!

O significado de Dread em português é pavor. E é isso que esse sistema tenta passar o tempo todo. Em vez de dados, ele usa uma torre de madeira (Jenga) para determinar o resultado de ações difíceis. A tensão aumenta quanto mais os jogadores removem os blocos da pilha. Se a pilha cair, o jogador que puxou o último bloco é removido do jogo… ou seja, seu personagem morre – simples assim.

Os personagens não têm estatísticas. Em vez disso, o mestre do jogo apresenta a cada jogador um questionário que ajuda a determinar quem são os personagens e como eles se comportam no jogo. Esse questionário gira em torno de umas 10 perguntas discursivas e elas podem ser diferentes de jogador(a) para jogador(a). As perguntas também podem induzir algo no personagem. Por exemplo, nessa partida o mestre havia feito a seguinte pergunta: “O que é tão incrível em ter 19 anos de idade?”. Isso significa que o mestre já determinou que minha personagem teria 19 anos, pois para essa história os personagens eram universitários. Algumas perguntas são mais genéricas ou apenas servem para definir o caráter da personagem como, por exemplo “Qual livro você já leu mais de 20 vezes?” ou “Qual parte da sua aparência você mais gostaria de mudar?”. No livro básico existem algumas sugestões de perguntas para vários estilos de aventura Dread. Você pode usar alguma das oferecidas ou criar as suas próprias. Lembrando que essas perguntas são a base de quem mestra para encaixar as situações das personagens.

Dread não é um jogo para os fracos de coração. É explicitamente projetado para deixar os jogadores tensos e nervosos. Foi criado para partidas oneshot. Devido ao seu estilo eliminatório, não é adequado para campanhas… mas não significa que não possam existir.

Nesse vídeo mostro como é uma partida de Dread e o como funciona esse sistema simples que transforma uma partida de RPG num interessante filme de terror.

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *