Fim da HBO Max? Cancelamentos e produções pausadas são um alerta

Já havia rumores de que algo grande estava por vir após a fusão entre a Discovery e a WarnerMedia, concluída em abril deste ano. Mas ninguém esperava mudanças tão drásticas e impactantes como essas que estão acontecendo. E podemos apostar que mais coisa está vindo aí.

O cancelamento do filme da Batgirl, uma produção original da DC, é uma decisão fruto dos desdobramentos da fusão e, seguramente, é apenas a ponta do iceberg. Em meio a tantas notícias, rumores e anúncios, fica difícil separar o joio do trigo, mas vamos tentar analisar os principais assuntos neste artigo e entender melhor o que está acontecendo com a HBO Max.

O que é a HBO Max?

A HBO MAX é o serviço de streaming da WarnerMedia com uma variedade enorme de obras. Desde séries de sucesso como Game of Thrones e The Sopranos, e franquias de filmes famosos como a saga Harry Potter e os filmes da DC Comics, como The Batman.

Além disso, a HBO Max é a casa das produções da DC Comics, responsável por sucessos de bilheteria como Liga da Justiça, Mulher-Maravilha e Aquaman. E séries originais como Pacificador e a animação da Arlequina, ambas com sucesso de crítica.

Futuro da HBO Max e Warner Bros Discovery

Levando em conta os cancelamentos que já são oficiais e, após a confirmação do CEO de que as duas plataformas vão se unir, não há muito a se fazer, apenas esperar. Afinal, um processo desse tamanho, que envolve duas mega corporações, centenas de funcionários e bilhões de dólares, não é algo que se deva apressar.

O lado positivo é que não tivemos que esperar muito por algum anúncio oficial, pelo contrário. Na quinta-feira (04/08), a Warner Bros.Discovery divulgou os ganhos trimestrais da plataforma, em um evento para os investidores, com a presença do CEO da companhia, David Zaslav.

De acordo com o informe compartilhado, as plataformas devem se unir a partir de do meio de 2023 em um streaming único. E será de forma gradual: começando na América do Norte e depois América Latina, o que incluirá o Brasil. O serviço incluirá opções sem anúncios, poucos anúncios e com muitos anúncios. O serviço também terá conteúdos sob demanda e ao vivo. Haverá múltiplos planos e a Warner Bros Discovery tem uma expectativa de atingir a marca de 130 milhões de assinantes até 2025, após o lançamento do streaming único em 2023.

Oficializada a criação da DC Studios, que cuidará de todas as produções de filmes e séries do selo. Além disso, foi confirmado que a Warner Animation Group vai deixar de ser apenas uma divisão da Warner Bros para se transformar em um estúdio.

 

Será o fim da HBO Max?

Bom, a resposta rápida é: sim. Como dissemos antes, ela se unirá ao Discovery+ para formar uma nova plataforma. Mas isso só a partir de 2023. A fusão entre as plataformas HBO Max e Discovery+ já era esperada desde a fusão entre as duas empresas, mas ficou ainda mais claro após os acontecimentos desta semana.

Pra começar, os cancelamentos. O primeiro nome da lista é o filme da “Batgirl”, produção original da HBO Max que estava em fase de pós-produção e contava com nomes de peso no elenco como J.K. Simmons, Michael Keaton e Brendan Fraser e que foi cancelado mesmo após um investimento de $90 milhões de dólares.

E um cancelamento desse porte preocupou os fãs, ainda mais com várias produções da DC a caminho, como a sequência de Aquaman e de Shazam, a estreia de The Rock com Adão Negro e o (já envolto em muitas polêmicas) The Flash, todos com previsão para estrear entre 2022 e 2023.

A notícia que temos é que os filmes do Adão Negro, Shazam! Fúria dos Deuses e Flash, não serão cancelados. Besouro Azul ainda vai passar por avaliação interna. Produções da DC anunciadas para o HBO Max pela antiga gestão, também passarão por avaliação. Além disso, a sequência de Joker, a aclamada obra do palhaço do crime, teve sua data de estreia confirmada para 2024.

 

Algumas declarações de David Zaslav

Zaslav disse que eles tomaram algumas medidas agressivas para corrigir a abordagem da equipe anterior da Warner Bros Pictures sobre filmes feitos para streaming. O foco agora será fazer filmes para cinema. Inclusive a janela de exclusividade dos filmes irão ser definidas caso a caso.

Ele ainda disse que a DC é o topo da lista de franquias mais importantes. Há um “plano de 10 anos” para a DC semelhante à estrutura que Kevin Feige montou na Marvel. Focando na qualidade e que não lançará filmes antes de estar pronto. O foco central será na trindade Superman, Batman e Mulher Maravilha.

David Zaslav não respondeu sobre Batgirl diretamente, mas repetiu diversas vezes que o foco dos filmes da DC será na qualidade. Repetiu incesantemente que “O FOCO SERÁ EM QUALIDADE”. Acredito que ele quis dizer que qualidade não era o forte de Batgirl… uma pena.

 

Crise nos Streamings

Como dissemos, muitas obras foram canceladas, suspensas e “retiradas” da plataforma, que não havia publicado nenhum comunicado oficial até ontem. É verdade que a crise dos streamings têm afetado a todos, acarretando em efeitos variados, como a queda de assinantes da Netflix e o aumento do preço do Prime Video, mas nada tão drástico quanto os que estão ocorrendo com a HBO Max.

Mas a Warner Bros. Discovery está dobrando a equipe da HBO/HBO Max, desmentindo o rumor de que estaria demitindo 70% de pessoal. Além de que foi confirmado que o streaming terá um orçamento maior do que em 2021. Uma notícia ruim é que a Warner Bros Discovery vai fazer grandes cortes de orçamento nos conteúdos infantis e de animação para buscar liquidar 3 bilhões em déficit do primeiro trimestre do ano.

E o posicionamento oficial do CEO, David Zaslav, confirmou nossas suspeitas sobre todos os rumores. Para o executivo, um filme para streaming com orçamento maior não gera retorno o suficiente em novos assinantes para justificar sua produção. Ou seja, ficou claro que não teremos essas produções de volta na plataforma.

Pelo menos, o grande lançamento do ano continua confirmado: House of the Dragon, a prequel que se passa no universo de Game Of Thrones.

Por fim, só nos resta esperar.

 

Fonte: Portal HBO Max e Compara e Poupa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *