NVIDIA facilita o desenvolvimento dos games da próxima geração

Com DLSS 2.0 e novo kit de desenvolvedores, NVIDIA facilita o desenvolvimento dos games da próxima geração

O DLSS 2.0 (Deep Learning Super Sampling ou, em português, Super Amostragem de Aprendizagem Profunda) é uma nova inteligência artificial criada pela NVIDIA para aumentar a qualidade gráfica dos jogos ao mesmo tempo em que melhora também a performance.

Como assim?

 

É uma inteligência artificial aplicada a jogos… um programa que não é escrito, não tem linhas de código. Você ensina para ele o que quer que ele faça. Nesse caso o DLSS é usado como um filtro anti aliasing que suaviza o serrilhado das bordas dos objetos. Assim sua GPU não precisa ficar trabalhando para melhorar a qualidade da imagem do game, mantendo o FPS mais alto.

Esta poderosa ferramenta, que proporciona “frames de graça”, está mais acessível do que nunca aos desenvolvedores dos jogos da atual e da próxima geração graças à integração do DLSS 2.0 à Unreal Engine 4.

 

O DLSS 2.0 oferece as seguintes melhorias em comparação à versão anterior:

  • Qualidade superior de imagem – O DLSS 2.0 proporciona uma qualidade melhor da imagem em comparação à resolução original.
  • Excelente performance entre todas as GPUs RTX e resoluções – Uma nova rede neural que funciona 2x mais rápida que a original.
  • Uma rede neural para todos os jogos – Enquanto o DLSS original precisava ser treinado para cada jogo, o DLSS 2.0 funciona automaticamente para todos os games, facilitando a implementação pelos desenvolvedores.
  • Opções de customização – O DLSS 2.0 tem três níveis de qualidade: Qualidade, Equilibrado e Performance. O modo Performance permite resolução 4x maior (por exemplo, de 1080p a 4K).

E esta semana MechWarrior 5: Mercenaries e Control se unem a Deliver Us The Moon e Wolfenstein: Youngblood como jogos que aproveitam essa nova tecnologia. A performance de MechWarrior 5 melhora de 30% a 75% no modo “Quality” usando o DLSS 2.0, mantendo a mesma qualidade de imagem. Já Control, que recebe agora sua expansão The Foundation, pode ter um aumento de até 75% na qualidade e taxa de atualização de quadros utilizando a IA da NVIDIA.

A inteligência artificial também está disponível na Unreal Engine 4 através do Programa de Desenvolvimento de DLSS, que vai acelerar a adoção da tecnologia nos motores gráficos mais populares do mundo.

Novas ferramentas aos desenvolvedores

E o DLSS 2.0 não é a única tecnologia que agora está mais acessível graças à NVIDIA. As suas mais recentes ferramentas de desenvolvimento também facilitaram a aplicação de funções gráficas da próxima geração, como Iluminação Global com Ray Tracing, Mesh Shaders e Variable Rate Shading.

“Iluminação Global em tempo real baseada em Ray Tracing, como visto no Metro Exodus, é um dos processos mais complexos e desejados pelos gamers e desenvolvedores,” explica Alexandre Ziebert, gerente de marketing técnico da NVIDIA. “Mas até agora seu uso era bem restrito. Pensando nisso, nossos engenheiros desenvolveram uma solução escalonável de RTGI que agora está disponível através de um Kit de Desenvolvimento de Software (SDK).”

SDK RTX Global Illumination (RTXGI) oferece aos desenvolvedores uma série de soluções para calcular luzes indiretas, refletidas de objetos, criando uma iluminação mais realista com um processamento muito menor.

Outra ferramenta nova é o NVIDIA Texture Tools Exporter, que pode ser usada sozinha ou como plug-in para o Adobe Photoshop, permitindo aos desenvolvedores exportar texturas de alta qualidade com o mínimo de tamanho de download.

 

Links relacionados:

Site de imprensa da NVIDIA com vídeos, guias de review e mais informações:
www.nvidia-press.com
Vídeo de YouTube DLSS 2.0: Um salto da renderização do IA:
http://youtu.be/0X1RtXCvPFQ
MechWarrior 5 Mercenaries: vídeo de comparação lado a lado com DLSS:
http://youtu.be/RmSgJ3LJkvQ

Artigo do GeForce.com sobre o NVIDIA DLSS 2.0:
http://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/nvidia-dlss-2-0-a-big-leap-in-ai-rendering

Artigo do GeForce.com sobre MechWarrior 5: Mercenaries com DLSS 2.0:
http://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/mechwarrior-5-mercenaries-nvidia-dlss-ansel

Artigo do GeForce.com sobre Control com NVIDIA DLSS 2.0:
http://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/control-nvidia-dlss-2-0-update

Artigo no blog da NVIDIA com um resumo das notícias do dia:
http://blogs.nvidia.com/blog/2020/03/23/dlss-2-ai-gaming-directx-12-ultimate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *