O Gamepass do XBox é maravilhoso, então por que poucas pessoas se cadastram?

O Xbox Game Pass vem com mais de uma centena de jogos disponíveis para baixar e jogar a qualquer momento, incluindo alguns dos melhores jogos do Xbox Series X disponíveis. E com vários novos títulos girando a cada mês, não é de se admirar que o serviço de assinatura tenha a reputação de ser um dos melhores negócios em jogos.

Eu mesma já indiquei várias vezes recentemente que adquiri pagando 5 reais no primeiro mês e já estou com o jogo lançamento Back 4 Blood (lançado em 12 de outubro), que estava habilitado para download para quem é associado. Ou seja, um game de 250,00 reais que estou jogando por 5 reais. Surreal, né?

Então era de se esperar que todo mundo percebesse isso e adquirisse o serviço, certo? Errado.

Segundo os dados da Axios Gaming, a Microsoft indica que o número de assinantes do serviço Xbox Game Pass é inferior ao esperado. A gigante da informática almejava um crescimento muito maior pelo que oferece, e revela que o seu serviço apenas cresceu 37.48% entre 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021. Por outras palavras, estes números estão abaixo dos 47.79% estabelecidos pela empresa e o crescimento foi inferior ao comparado ao ano anterior.

Isso é uma queda dramática em relação ao crescimento impressionante de 86% do ano passado e, embora a Microsoft não anuncie com frequência seu número total de assinantes, o analista da indústria Daniel Ahmad estima que fosse cerca de 20 milhões em junho de 2021. Embora os lançamentos do Xbox Game Pass tenham permanecido fortes, com muitos grandes sucessos de terceiros, a falta de jogos da Microsoft Game Studios em 2020 e 2021, sem dúvida um resultado da pandemia Covid-19 que estava em pleno andamento na época, provavelmente teve impacto seu crescimento.

Quando você compara os números do último ano financeiro com os do ano anterior, o crescimento ainda está lá, mas parece que o período de lua de mel do Xbox Game Pass pode ter acabado. Bem, três grandes títulos da Microsoft Game Studios ainda não foram lançados este ano: Age of Empires 4, Forza Horizon 5 e Halo Infinite, nessa ordem. Esse trio vai entrar no Game Pass no dia do lançamento, então pode ser que as inscrições voltem a crescer.

Além disso, vem aí em 2022 vários grandes jogos, incluindo Perfect Dark, Everwild, Fable e Hellblade 2, para citar apenas alguns. Claro que ninguém espera um número meteórico como aquele aumento de 86% no desempenho do Game Pass para o próximo ano, mas com tantos títulos bacanas a caminho (sem mencionar o apoio contínuo de grandes estúdios como Bandai Namco, Sega e Square Enix), ficaríamos chocados se o crescimento cair ainda mais do que o atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *