Qual a diferença entre Site e Blog?


Atualmente, toda vez que me contratam para fazer um site, normalmente o que a pessoa quer é um blog.


Para muita gente site e blog é a mesma coisa.
Mas existem muitas diferenças que, para quem está começando a engatinhar pela internet, não são tão visíveis assim.
É claro que não é vergonha nenhuma não saber isso!


Quem acompanhou o surgimento da internet, sabe muito bem que antigamente existia apenas o site (redução da palavra website). Mesmo as páginas pessoais eram sites.


SITES


A “World Wide Web” (que significa “rede de alcance mundial” e também é conhecida como Web ou WWW) surgiu no final de 1990 por Tim Berners-Lee e Robert Cailliau. Juntos eles criaram um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de texto, vídeos, sons, hipertextos e figuras.


Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador (esse que você está usando agora para ler este post). Atualmente os navegadores de internet (em inglês conhecidos como browser – pronuncia-se “brausers”) mais conhecidos são:


Navegadores


Então o usuário pode seguir as hiperligações (hiperlinks) clicando nas palavras ou frases comumente sublinhadas e azuis (esse é o padrão, mas podem estar em outras cores).


O ato de seguir as hiperligações é chamado de “navegar” ou “surfar” na Web.


Visualizar uma página web, inicia-se ao digitar um endereço (ex: www.google.com.br) no navegador ou seguir (acessando) uma hiperligação de outro site.


BLOGS


De acordo com pesquisadores da história da internet, o 1º blog surgiu em 1997, feito por Jorn Barger*. Ele foi o pioneiro ao criar um sistema onde uma pessoa poderia escrever tudo o que quisesse, com frequência e contendo espaço para comentários. Para esse sistema, deu o nome de Weblog. É claro que, como sempre, o termo oficial não “pegou” e as pessoas pronunciavam de formas variadas, até que um homem, Peter Merholz, achou interessante partir em duas palavras “we-blog” (nós “blogamos”) que logo foram encurtadas para uma só – BLOG.


A moda de fazer Blogs só começou mesmo em meados de 1999 e tratavam de assuntos variados. A maioria dos blogueiros criavam seus Blogs para servirem como “diários virtuais”. Outros criavam temas como humor, política, tecnologia e até portfólios profissionais.


A disseminação dos Blogs veio através de uma empresa que desenvolveu um sistema de publicação automática e mais simples de Blogs – a Blogger. Foi quando o Blog deixou de ser algo de conhecimento apenas de especialistas em internet para poder ser criado até por uma criança de 10 anos.


Em 2004, surgiu uma novidade no mundo dos Blogs, o feed, que nada mais é que uma ferramenta que lhe dá a oportunidade de “assinar” um blog, assim como se faz uma assinatura de revista ou jornal. Você se cadastra e passa a receber por e-mail as novidades escritas (postadas) no Blog.


Os Blogs rapidamente se tornaram um dos sistemas mais utilizados da internet. Em 1999 o número de blogs não passava de 50, já no ano de 2001 eram contabilizados milhares de blogs e em 2003 eles atingiram a assombrosa média de 3 milhões de blogs.
Atualmente muitas empresas se interessam por Blogs. Seja criando um para divulgar seus produtos, seja fazendo uma varredura nos Blogs alheios para saber as vontades e preferências de seus futuros consumidores para que assim possam desenvolver produtos cada vez mais ajustados.


O que o Site tem?
• É o modelo tradicional de páginas web,
• Paginação ligada em hiperlinks,

Exemplo de site
Exemplo de site

• A comunicação com o leitor normalmente é feita via e-mail ou página de formulário de contato,

Formulário de contato
Formulário de contato

• Necessita-se de conhecimento mínimo em HTML,
• Normalmente tem a homepage, um ponto inicial para outras páginas.
• A definição de conteúdo é trabalhosa, pois os clientes entendem que o site é algo muito formal. Em muitos casos definir textos para sites, por exemplo, é muito trabalhoso,
• A atualização é feita em períodos longos, espaçados.


O que o Blog tem?
• Interatividade direta com o público através dos (Comentários),

Fazendo um comentário
Fazendo um comentário
Basta escrever, fazer a soma e submeter
Basta escrever, fazer a soma e submeter

• Atualizações periódicas que normalmente são divulgadas (Arquivo),

Entendendo a dinâmica do Blog
Entendendo a dinâmica do Blog

• Opinião do autor sobre algum tema específico ou não (Posts),
• Não precisa de conhecimento de tecnologia para criar um blog, qualquer pessoa pode criar um com alguma facilidade, pois existem ferramentas que fazem a estrutura do blog (Blogger, Blig, WordPress…),
• Dispensa conhecimento em qualquer linguagem de programação (HTML, ASP…).
• A atualização é constante e em muitos casos,
• A linguagem adotada é mais light e menos formal,
• O modelo estrutural também é diferente, no blog temos várias páginas empilhadas (um post embaixo do outro), podendo navegar entre elas sem precisar ficar voltando,
• O conteúdo pode ser classificado por categoria, data ou tags,

No Blog as Categorias são como temas dos assuntos
No Blog as Categorias são como temas dos assuntos

• Cada página ou assunto é chamado de “post” (postar),
• O autor do blog normalmente é identificado e conhecido, tornando mais humano a relação autor e leitor.


O que tanto site como blog podem ser?
• Restrito para determinados leitores ou aberto,
• Sobre um assunto apenas ou vários,
• Divido em categorias,
• Um instrumento de publicidade.


*Ele também foi autor de um dos primeiros FAQ – Frequently Asked Questions (Perguntas Mais Freqüentemente Feitas) da história da internet.


Informações extras:
O primeiro Blog da história ainda mantém sua forma original, http://robotwisdom.com, mesmo com o layout sendo considerado precário até mesmo para época.

110 thoughts on “Qual a diferença entre Site e Blog?

  1. Adorei o post! Mas ainda achei ele meio técnico de mais…
    E cadê a abreviação de hiperlinks (link)?

    Agora que vc já deu a idéia geral, acho que vc pode fazer um post mais detalhado de cada coisa, para ficar mais explicativo e menos técnico!!!
    Beijos Grandes

  2. É.. a intenção é retornar aos assuntos para aprofundar mais.
    E qto a abreviação..hehe… nem sempre lembro de tudo 😛
    Valeu a dica.
    Por isso que comentários são bem-vindos 🙂

  3. Na verdade todo blog é um site, pois é como uma subcategoria do mesmo.
    É como dizer que prosa, narrativa e poesia são textos. Realmente não deixam de ser, mas possuem suas especificações, o que os dividem em categorias.
    Espero ter esclarecido 🙂
    Abraços

  4. Oi jocedsouza, pode deixar que vou fazer mais posts sobre o tema.

    Enquanto isso, para poder melhorar cada vez mais esse espaço de esclarecimento de dúvidas que o blog se transformou, gostaria que vocês respondessem a pesquisa do post https://www.minhavidageek.com.br/2010/05/28/criando-um-formulario-e-participando-de-promocao/

    Além de concorrer a prêmios, vocês vão ajudar a todos que participam a transformar o blog num espaço mais colaborativo 🙂

    Conto com vocês!

    Abs,
    Claudia

  5. Na criação de site ou blog paga-se hospedagem e anuidade? Para criar este site ou blog precisa ser pessoa jurídica? Na relação de negócios e contatos profissionais, qual deles é mais indicado? Pode-me exemplificar a diferença no descrever o “endereço” de site ou o “endereço de blog”? Obrigado, ótimo dia e fique com DEUS!!!

  6. Formidável a sua informação sobre o assunto em pauta e precisamos de pessoas como você para fazer esse tipo trabalho. Tenho certeza que muitos leram e ficaram com vontade de falar alguma coisa a respeito do assunto…
    Às vezes eu troco o termo “navegar” por “pessear” no PC ou Internet.
    Seleciono em favoritos os bons “Jornais”, “Revistas” e “Blogs” quando faço uma leitura comparativa para eu tirar conclusões e ter opinião formada. Política então…
    Seu nome é sugestivo e curioso ao mesmo tempo (Sardinha – fez com que eu recordasse da cantora Rita Pavoni…), aliás, no nosso Brasil há muitos nomes curiosos e que não deformam.
    Por favor queira desculpar-me pela observação.
    Parabéns pela matéria e receba meu abraço fraterno.

    1. Oi Cezar, sem problemas brincar com meu nome. É curioso e engraçado mesmo… e é por isso que gosto de usá-lo 🙂
      Grata por seu elogio 🙂

      1. Oi Claudia

        Trabalhei no antigo jornal Diario da Noite, tinha um colega chamado Sardinha. Sera seu parent. Aguardo contato. Obrigado Alfredo.

  7. Wow, awesome weblog structure! How lengthy have you ever been blogging for? you make running a blog glance easy. The entire look of your web site is fantastic, let alone the content!

  8. Thank you a bunch for sharing this with all of us you actually realize what you are talking approximately! Bookmarked. Kindly additionally talk over with my site =). We may have a hyperlink exchange arrangement between us

  9. bom dia. minha nossa,ate eu agora tirei minhas duvidas,eu penssei que site e blog fossem diferentes rsrsrs,e isso prá mim é bom,e tenho certeza que muitas pessoas tem duvidas arrespeito disso…PARABENS PESSOAL…ACABOU MINHAS DUVIDAS O/ O/ FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OK. ABRAÇOS

  10. Olá Claúdia, bacana suas informações.Ainda tenho algumas dúvidas:Sou profa. de Depilação e responsável pelo SAC do site Depilgel.com.br, respondo dezenas de emails por dia, pensei em criar um blog para interagir mais com as profissionais da área ou aspirantes, mas receio não ter tempo suficiente para responder a todos, em tempo hábil.
    Procurei alguns técnicos webs em minha cidade,mas o valor cobrado para modernizar o site é um investimento alto, se eu tivesse mais tempo,faria um curso(que dizem não ser difícil)e faria eu mesma a modernização/atualização e adequações, mas nem sou muito ligada/desembaraçada nessa área.
    Enquanto isso, o que me aconselha para melhorar essa divulgação/comunicação em massa? Desde já obrigada!
    Att,
    Suely Franca

    1. Olha, Suely, você pode usar as redes sociais e até mesmo criar um blog simples no blogger e disponibilizar esses links no site.
      No entanto, se você estiver procurando um profissional para cuidar disso tudo para você, manda um email pra mim que a gente conversa, ok?
      Abraços.

  11. ola Claudia contratei um dominio no hospedagratis.net, ainda não sei se hospedo meu blog ou passo para uma outra empresa tipo word press. existe diferença de uma empresa para outra. qual a sua orientação?. Gostaria também de saber se com apenas um dominio proprio poderei ter varios site gostaria que a senhorita me mandasse um emeil me esprcando com detalhes especifico sobre o assunto….a diferença entre dominio e hospedagem. gostaria do endereço do seu blog para seguir junto com o meu. obrigado.

    1. Oi Claudio, vou responder por aqui mesmo, pois pode ser dúvida de outros tb. Aliás é uma boa sugestão de post 😉
      Domínio é o endereço do seu site e hospedagem é onde ele fica armazenado. Seria como se o domínio fosse a rua e a hospedagem fosse o prédio onde vc mora, entende?
      Se vc tem um blogger, basta pagar um domínio e configurar no blogger. É tranquilo. Se vc tiver wordpress, aí sim tem que contratar hospedagem para usar o domínio, ok?
      Espero ter ajudado. Abraços

  12. Olá! Gostei muito do post. Darei um curso sobre ‘Conhecimentos básicos em Blogs” e procurava por informação mais esclarecedora sobre a diferença de sites e blogs. Com certeza vou utilizar suas informações. Obrigada!

    1. Legal seu post, estava procurando a diferença entre blog e site pois pretendo divulgar meus artesanatos na Web e precisava desse conceito para me posicionar melhor.

  13. Claudia, você iniciou o texto, dizendo que existem muitas diferenças entre o Site e o Blog, contudo se ateve as características do Blog deixando, por assim dizer, à margem, o Site. Por gentileza se aprofunde um pouco mais sobre o Site, deixando claro as diferenças que sobressaem, caracterizando assim o Site.
    Um a braço fraterno.

  14. Claudia, obrigada por me esclarecer sobre as diferenças entre blog e site. Você que é publicitária, poderia me esclarecer por favor uma outra dúvida? Vou abrir um négocio, então como vc explica que Blog é mais fácil, mais enovador, seria mais viável eu estar abrindo um blog para divulgação dos produtos? Você poderia me auxiliar?
    Obrigada, um abraço,
    Solange .

    1. Solange, como pode perceber, blog e site possuem propostas diferentes. Se você pretende vender produtos, melhor mesmo (para uma empresa) é um site de e-commerce (já citado em outro post). Eu trabalho com isso, se desejar, posso lhe fazer uns orçamentos com opções de lay-outs 🙂

  15. Olá Claudia, Bom dia !!!

    estou abrindo uma loja e o nome que escolhi para a loja não tem mais disponivel o endereço .com.br, só tem .art.br ou blog.br. No futuro pretendo vender pela internet, tem algum problema usar o endereço. blog.br ? No blog tenho como colocar fotos ?
    Att
    Cristina

    1. Cristina, se não puder usar o “.com.br”, sugiro usar o “.com”, pois são as formas mais comuns das pessoas lembrarem de um site. Não indico nenhuma outra extensão. E extensões nada tem a ver com capacidade de ter fotos ou não, ok. Abs.

  16. Claudia, obrigada pelas informações. Foram muito úteis e você demonstra ser bastante inteligente e passa segurança no que fala. Eu queria perguntar mais uma coisa: Os sites e os blogs recebem algum dinheiro por número de visitantes? Eles têm lucro financeiro com as visitas? Se quisermos montar um blog ou um site, temos que pagar para quem? Se puder me responder, agradeço.

    1. Sites e blogs não ganham dinheiro só por existir. Se vc quer ganhar dinheiro, precisa arrumar anunciante ou um patrocinador e isso vai depender da quantidade de pessoas que já visitavam seu site e do tipo de público. Não é tão fácil ganhar dinheiro com isso não.

  17. Cláudia, gostei muito do seu blog, dando continuidade nos questionamentos acima, como vc consegue medir a audiência de um blog?

    abs

    1. Sim. Existem várias formas e depende da plataforma do seu blog. NO blogger, por exemplo, já tem um gadget pra isso. Mas se você quiser um site de métricas mais específico (eu uso o histats), tem que acrescentar um widget (ou gadget no blogger) HTML com o código que vc cadastrou num desses sites de métrica que vc escolheu.

    1. Não, Gerson. Os sites continuam estáticos e os blogs continuam interativos. A diferença é que as pessoas e empresas deixaram de fazer site para fazer blogs. Por isso vc acha que não existe mais diferença. Mas acredite, existe 😉

  18. Olá, adorei seu artigo, parabéns!! Meu TCC será sobre assunto, a diferença entre blog e site, principalmente se tratando da linguagem (1ª ou 3ª pessoa) utilizada em ambos, entre outras análises. Gostaria de saber se você conhece e pode me indicar livros, críticas ou teorias a respeito desse tema, pois preciso de algo para colocar como citação e também ter uma base teórica sobre o tema. Fico no aguardo, dese já obrigada.

  19. sensacional maneira de abordar um tema.bem esclarecido,detalhado e com conteudo ao qual fornece,a nos leigos e principiantes,conteudo para que,possamos engatinhar nesse vasto mundo,chamado internet.obrigado!

  20. DE NOVO O MEU RECADINHO POR QUE ESQUECI DE COLAR “A DÚVIDA” NO PRIMEIRO:

    Caríssima Caudia Sardinha,

    Eu vi uma pergunta bem acima de uma internauta, que é a mesma dúvida minha, mas não vi a sua resposta, portanto, vou repeti-la abaixo e aguardar a sua resposta, ok?

    1000 bjs, ;D) DeisE

    DÚVIDA:

    Na criação de site ou blog paga-se hospedagem e anuidade? Para criar este site ou blog precisa ser pessoa jurídica? Na relação de negócios e contatos profissionais, qual deles é mais indicado? Pode-me exemplificar a diferença no descrever o “endereço” de site ou o “endereço de blog”? Obrigado, ótimo dia e fique com DEUS!!!

    1. Criar site ou blog não depende de ser pessoa jurídica. Pode ser pessoa física com CPF.
      Qto a hospedagem e anuidade, depende.
      Se vc fizer um blog no blogger, será gratuito. Mas se neste blog vc quiser um endereço “.com.br”, terá de pagar uma anuidade pelo registro do endereço do blog (domínio) no site registro.br
      Se vc quiser um blog mais profissional, deve colocá-lo numa hospedagem (como é o caso do Tecnologia Outonal) e, com isso, pagar uma mensalidade e tb ter um domínio registrado.
      Espero ter sanado sua dúvida 🙂

  21. Trabalho com objetos decorativos: papietagem, papel machê, pinturas, etc. Gostaria de mostrar meu trabalho e até mesmo vendê-los… Mas, não posso assumir custos nessa divulgação! Criei um blog há um ano e não sei como torná-lo mais acessível ou visitado. Ele é mais como um amigo invisível! Sempre pesquiso e pouco entendo do emaranhado de informações. Até que encontrei esse CANTINHO!
    Adorei suas explicações ( depois de meio século ausente de tecnologias e atualmente tentando aprender!)… Consegui entender suas explicações!
    Obrigada!
    Emília

  22. Claudia, boa tarde.

    Muito legal de sua parte compartilhar uma porcentagem de seus conhecimentos assim, hoje isso é raro. Somente de ler as perguntas e suas respostas já me serviu de muita ajuda em minhas duvidas.
    Muita sorte…

    1. KKKK… ganho um pouco sim, mas não para me sustentar. É raro e, quando ganho é só um trocado… infelizmente.
      Mas vale a pena manter meu trabalho aqui pela satisfação de ajudar e ter um portfolio meu 😉

    1. Eu tanto já usei o blogger quanto o wordpress. Para quem está começando, sugiro o blogger. O wordpress é muito melhor se for usado na opção paga, mas na gratuita é mais fraquinho 😉

  23. Boa tarde e Feliz Páscoa!!
    Gostaria de saber se posso oferecer serviços( tipo elaboração personalizada de planilhas para finanças domésticas) em um BLOG. Existe alguma restrição legal ou técnica para isso? Existe uma legislação tributária específica sobre essa prestação de serviços?
    Grata Odette

  24. Claudia adorei o seu post, vc esclareceu muito bem uma duvida que eu tinha aqui mesmo nos comentários, sobre se era necessário pagar hospedagem para ter um blog mas como o meu é blogger vi que não é preciso só terei que pagar o Domínio .^^

  25. OLÁ CLAUDIA, PARABENS PELA INICIATIVA.. ADOREI!
    TAMBEM TENHO UMA PERGUNTA.. ESTOU QUERENDO CRIAR UM SITE DE VENDAS, MAS TAMBEM TER UM BLOG PARA APOIO AO SITE..É POSSIVEL TER UM BLOG E-COMMERCE?
    QUAL A DIFERENÇA ENTRE WORD PRESS E OS OUTROS, É MAIS PROFISSIONAL?

    GRANDE ABRAÇO

    1. WordPress é mais profissional que blogger. Vc até pode usar o wordpress para ecommerce, mas ele não é o ideal e será limitado. Tem outro chamado osCommerce. Sim, vc pode integrar blog e ecommerce. Basta fazer um menu e colocar a opção blog no ecommerce ou a opção ecommerce no blog 😉

  26. claudia, sou afiliada a algumas empresas e por enquanto so divulgo no facebook pois ainda não tenho site mais gostaria de criar um o mais rapido possivel com o meu dominio
    tambem não sei qual seria o melhor para mim se o site ou blog porque ainda tenho algumas dificuldades com computação e internet…………ME AJUDE

    1. Para que o programa de afiliados funcione melhor e atraia mais gente, melhor o blog que é algo com atualização constante. Os sites costumam ser estáticos 😉

  27. Excelentes dicas e infomações Claudia.
    O que voce diz sobre os que divulgam ganhar muito dinheiro na net com diferentes nichos ou até mesmo postando baners?
    E cobram para passar as informações .
    Grata

  28. Oi Claudia
    Amei sua materia e tirou muitas das minhas duvidas.
    Mas gostaria de saber se tem como vender atraves de blog pelo pagseguro?
    grata
    celina

  29. estamos montando um guia de eventos numa região, pra ser constantemente atualizado, e gostaria de sua opinião: o que seria melhor- site ou blog?

  30. Olá. Nunca vi um endereço da web apagado que não fosse um blog deletado pela empresa Blogger que na realidade é o Google – São blogs que ofereciam filmes,documentários, etc… de forma gratuita e o motivo é queixa de copyright. Quem posta este tipo de conteúdo num site e não em um blog também esta sujeito a ter o site deletado – Em caso positivo que empresa iria deleta-lo ?

  31. nossa. amei seu post!!
    agora consigo entender a diferença entre ambos e vi que no seu caso essa pagina se trata de um blog né?
    me tire uma duvida por favor,o blog e que nem o site tbm tem que pagar a hospedagem e coisas do tipo??
    quanto vc cobraria para criar um blog pra mim??

  32. Ótimo post, me ajudou bastante, quanto aos vídeos adicionados em blogs, eles pertencem a alguém, ou qualquer um pode puxar do YouTube e colocar em seu blog?

  33. Bastante elucidador, gostei.
    Porque primeiro site e depois dentro dele o blog? Estou comecando uma empresa de servicos (consultoria) e estou decidindo agora se abro site ou blog, ou talvez ambos, o que sugere? Obrigada

  34. Prezada Claudia, por gentileza, gostaria das seguintes informações: Existem custos para criação, mensalidade, anuidade e manutenção de um blog? – Quais são os custos? – Existem diferenças entre blogs, tais como, um mais simples, outro de porte médio, outro de maior porte, etc? – Para criação de uma emissora de rádio, para transmissões musicais, noticiários, locução, publicidade, etc, como se fosse uma rádio normal, mas porém via blog, tem condições? – E qual seria o mais indicado, blog ou site? – Para se criar um blog tem que se hospedar em alguma espécie de plataforma ou outro sistema? – Graças pelo retorno!

  35. Olá, Claudia! Muito bom seu post… Parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida. Qual a diferença de blog e revista eletrônica ou digital?

  36. ola, boa tarde, queria saber se a gente que vai começar a utilizar um blog tem alguma opção paga ? ou hospedagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *