Orkut, Twitter e outras Redes Sociais – parte 3


O Twitter
Na semana anterior entendemos um pouco sobre o Orkut e o que são redes sociais. Essa semana falaremos de outra rede social, o Twitter.


Eu já estava com meu humilde tutorial explicativo sobre o que é twitter e como usá-lo pronto, quando recebi a mensagem da VJ da MTV e também blogueira MariMoon: TUTORIAL COMPLETO DO TWITTER by MariMoon em http://mtv.uol.com.br/marimoon/blog/blog-da-marimoon-tutorial-completo-sobre-o-twitter


Ficou simplesmente incrível e não havia motivos para montar um outro tutorial que tivesse a mesma premissa.


Por isso, segue um trecho… o comecinho da história dessa rede social que muitos amam, outros tantos odeiam. E no final das contas, poucos sabem realmente dizer a que veio..rs.


Parabéns, menina! 🙂


Então vamos lá! Muuuuuuita gente está me pedindo para eu ajudar a entender como funciona o Twitter. Então eu resolvi fazer um tutorial que explicasse TUDO pra vocês. Do mais básico até as coisas mais complexas… Vamos lá!

O QUE É O TWITTER?


Atualmente as pessoas chamam o Twitter de “mini-blog”, considerando que cada usuário faz um mini-post de até 140 caracteres. O nome vem do barulho de um passarinho, já que em inglês a onomatopéia não é “piu” mas sim “tweet” (tanto que o personagem Piu-Piu em inglês chama-se Tweetie).

COMO FUNCIONA O TWITTER?


Você abre uma conta gratuitamente, escolhe seu “nome” (twitter.com/seunome) e ali onde está escrito “What are you doing?” (“o que você está fazendo?”) você vai escrever o que quiser.


Além de escrever, você pode “seguir” (“follow”) outras pessoas que escreverem coisas que te interessem. Isso significa que quando você estiver conectado e entrar na HOME do Twitter (página principal) vai encontrar o mesmo que essa imagem acima: uma área para postar sua atualização (update de até 140 caracteres) e abaixo uma lista dos últimos posts, em ordem cronológica, das pessoas que você optou por seguir.


A quantidade de pessoas que você segue fica marcada em cima e à direita (agora olha ali na imagem abaixo: “100 FOLLOWING” significa que estou seguindo 100 pessoas). Claro que o mesmo acontece se alguém te segue (de novo ali embaixo no meu diz: “22,234 FOLLOWERS”). E conforme você vai escrevendo no seu twitter ele também registra a quantidade de atualizações que você fizer (“1,649 UPDATES”), ou seja, o que você escreve.


Logo abaixo disso existe sempre uma DICA de programas para quem usa Twitter. Está vendo que no meu ele diz “Tweets on tees”? No caso, esse é um site de camisetas para os twitters (pessoas que twitam).


Na sequência vem as páginas do Twitter:

HOME = página inicial, onde você vai ver as atualizações das pessoas que você segue + as suas atualizações.

@SEUNOME = replies (respostas), ou seja… tudo que as pessoas estão falando para ou sobre você. Exemplo: se alguém quer falar algo para mim, ela escreve no twitter dela “@marimoon, gostei do seu tutorial!“, e se quiser escrever sobre mim, vai ser algo tipo “achei um tutorial legal sobre o twitter ali no blog da @marimoon“. Seja como for, quando eu clicar ali no meu @MARIMOON (que no seu é @SEUNOME, certo?) eu vou ver todas as atualizações de Twitters que falaram para ou sobre mim.

DIRECT MESSAGES = é a maneira de você mandar um recado privado para uma pessoa, ou seja, que não seja visível pra galera mas apenas para quem você quer falar. Só que, para isso, é necessário que um esteja seguindo o outro.

FAVORITES = você pode marcar algumas atualizações que achar interessantes. Exemplo: você leu uma dica bacana no meu twitter e quer rever mais tarde, pode favoritar aquele post e depois é só conferir seus “favorites”. Obs: os seus favoritos ficam visíveis para todos que quiserem xeretar! A não ser que vc feche seu twitter só para amigos (falo mais disso depois).

SEARCH = esqueminha básico de procura que vasculha as atualizações de todos os twitters do mundo. Se você escrever qualquer palavra vai encontrar pessoas que escreveram aquilo em suas atualizações.

TOPICS = o símbolo # (que em português chamam de “jogo da velha” e em inglês de “hashtag”) indica um tópico de conversa. Exemplo: quando estava rolando o Mtv Movie Awards, quem quisesse conversar no Twitter sobre a premiação escrevia algo tipo “adorei o prêmio de melhor beijo do #mtvmovieawards” e todo mundo que estivesse seguindo esse tópico poderia ler o que você disse, como um chat.

TRENDING TOPICS = são os assuntos que estão sendo mais comentados pelos usuários do Twitter naquele momento. “Trend” é meio que “moda” em inglês.

O QUE ESCREVER NO TWITTER?

A princípio a pergunta “o que você está fazendo” nos remete a responder coisas do tipo “estou indo no cinema com o namorado” ou “estou com muito frio” ou “indo fazer bolo de fubá”. Mas você pode escrever O QUE QUISER. Um jornal anuncia as últimas e mais importantes notícias, um blogueiro avisa que fez atualização no seu blog, um canal de TV avisa sua programação, um ator conta sobre o trabalho que está fazendo, um músico passa a agenda de shows… tem gente que escreve piadas, gente que faz comentários ácidos sobre a vida, gente que escreve pensamentos filosóficos, gente que usa pra desabafar sobre as dores do mundo, tem internautas dando dicas de sites, cinéfilos dando opiniões sobre filmes, nerds discutindo o seriado Lost. Sim, também tem gente que escreve “estou indo jantar macarrão a bolognesa”. Tem de tudo. Acho que vale a pena você pensar porque está abrindo uma conta no Twitter. É por diversão, é para falar sobre a sua vida pessoal, é pra divulgar seu trabalho…?

COMO POSTAR LINKS SE SÓ CABEM 140 CARACTERES?

Existem sites que reduzem aquelas URLs enoooorme e cheias de caracteres estranhíssimos para algo bem curtinho, criando um mini-link! Tem o Migre.me, que aproveita para fazer uma lista na página inicial com os link mais twitados e já é considerado um portal, tem tb o simples tiny.url e o muito útil tiny.cc que te permite fazer um link customizado. Exemplo: esse meu post pode ser acessado pelo http://tiny.cc/tutorialtwitter ou pelo migre.me/1Qp9.


E gente, essa facildade é útil não só pro Twitter, mas para muitas outras ocasiões, né?


E, para ler mais, acesse o link citado no começo desse post.


Mas não fique acanhado se ainda não entendeu o recado. Tenho certeza de que não és o único no mercado 🙂


Entre em contato.. aqui mesmo! Faça um comentário! Pergunte tudo que achar necessário 🙂


Até a próxima atualização falando sobre outra dúvida muito comum: qual a diferença entre site e blog? 🙂

3 thoughts on “Orkut, Twitter e outras Redes Sociais – parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *