Orkut, Twitter e outras Redes Sociais – parte 2


Orkut


É um sistema virtual que possibilita a conexão entre pessoas e a afiliação em comunidades*. Os indivíduos são mostrados em forma de perfis e é possível fazer conexões diretas (adicionando amigos) e indiretas (através das comunidades, onde várias outras pessoas também se associam). É possível enviar mensagens para cada perfil, para comunidades, e até mandar spam.


*páginas sobre temas específicos, como “eu amo minha irmã”, “Beatles Brasil”, entre outros.


Só navega nas páginas de pessoas e de comunidades quem está cadastrado no Orkut. Para acessar o Orkut deve-se colocar nome de usuário e senha, assim como os e-mails.


Perfil

esqueleto daestrutura do Orkut
esqueleto daestrutura do Orkut


Os usuários cadastrados no Orkut registram um perfil que contém desde informações básicas de acesso (obrigatórias) como informações secundárias (opcionais).
Cada usuário no Orkut tem um perfil próprio que é dividido em três partes:
• Social: Perfil social ou geral. O usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
• Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
• Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.


Fazendo amigos


Como o orkut é uma rede social uma das coisas mais importantes é fazer e manter amizades.
Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos.


O usuário pode classificar seus amigos como: não conheço, conhecido, amigo, bom amigo, melhor amigo, escola, família e trabalho na página de administração de amigos ou na hora de adicionar os amigos; o usuário ainda poderá criar outros grupos como desejar (exemplo: pessoal da academia, colegas de trabalho); apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não.

Assim fica seu perfil no Orkut
Assim fica seu perfil no Orkut


Acabaram as desculpas de esquecimento. 😉


Outra coisa interessante é que, quando você preenche o campo de Aniversário do seu perfil, todos os seus amigos recebem um lembrete da importante data quando esta se aproxima.


Depoimentos
Usuários podem escrever textos falando de você que aparecem na página inicial do seu perfil para todo mundo ver. Estes textos, chamados de depoimentos ou testemunhos, servem para dar mais uma idéia de sua personalidade e para expressar seus sentimentos por você.


Scraps
Não são nem e-mails, nem mensagens como as do MSN. São, normalmente, pequenos textos que outras pessoas (cadastradas no Orkut) escrevem para você. Eles ficam expostos para qualquer pessoa (do Orkut) ver. Atualmente, por questões de segurança, já existe a opção de ocultar apenas para amigos.

scrap


Agora que você já sabe como é a estrutura básica do Orkut, que tal tentar criar um perfil?
Aproveite… o Orkut possui versão em português, pois os brasileiros são maioria nessa rede social.

6 thoughts on “Orkut, Twitter e outras Redes Sociais – parte 2

  1. Oi, Fernanda.
    Muito grata pela visita e pelos comentários positivos 🙂
    Podemos trocar links. Coloco o link do seu site no meu e depois posso ver contigo essa atualização no seu 🙂
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *